Lousã, Sociedade

10.ª Semana da Juventude da Lousã

Consciente da importância de colocar em prática políticas de participação efectiva de Juventude e no âmbito do Ano Internacional da Juventude, a Câmara Municipal da Lousã irá promover, de 01 a 10 de Abril a 10.º Semana da Juventude.

Organizada em colaboração com o Conselho Consultivo Municipal da Juventude e Desporto e com diversas entidades, esta iniciativa procura ser o mais abrangente e diversificada possível, indo ao encontro de temáticas de importância extrema para os jovens e para a sociedade, como sejam o Ambiente, o Empreendedorismo, as Novas Tecnologias, o Voluntariado, o Emprego e a Formação Profissional, o Desporto e a Saúde.

Refira-se que estas temáticas e a definição do programa geral tiveram como base um estudo recente sobre os hábitos dos jovens, realizado por um grupo de alunas da Escola Secundária da Lousã, no âmbito da disciplina de Área de Projecto e também a Agenda 21 Local, documento estratégico que define algumas áreas de intervenção tidas como prioritárias.

Assim, dia 01, 6ª feira, pelas 20h30, a solidariedade é a causa para a realização de um Sarau, organizado por alunos da Escola Secundária da Lousã, na Sede da Sociedade Filarmónica Lousanense. A entrada neste Sarau pressupõe a entrega de géneros alimentares não-perecíveis que serão encaminhados para as famílias carenciadas do Concelho.

No dia 02, Sábado, as causas sociais dão o mote para mais uma iniciativa. Das 09h às 13h, o Parque Municipal de Exposições acolherá mais uma Colheita de Sangue promovida pelo Instituto Português do Sangue – Centro Regional de Sangue de Coimbra.

Já no dia 03, Domingo, no âmbito do Projecto Caminhadas promovido pela Autarquia com o apoio do Montanha Clube – Secção de Caminheiros, terá lugar uma caminhada intitulada “Rota dos Veados”. A concentração está agendada para as 08h30m no Parque Municipal de Exposições e as inscrições (gratuitas) poderão ser efectuadas no Sector de Desporto e Tempos Livres da Autarquia até ao dia 31 de Março.

Tendo como temática o Ambiente, no dia 04, pelas 16h30m, na Pousada de Juventude da Lousã, terá lugar o Workshop “Beleza da Reciclagem”. Pelas 21h, no Auditório da Biblioteca Municipal, e no âmbito do Projecto “Agir é Prevenir” do COJ, será realizada uma sessão de cinema com debate, tendo por base de discussão o filme “ A turma” e todas as problemáticas juvenis ai apresentadas.

No dia 05, 3ª Feira, as temáticas a abordar serão as Dependências, as Novas Tecnologias e o Empreendedorismo. Assim, das 10h30m às 18h, na Pousada da Juventude da Lousã, decorrerá o Workshop “Projecto Trilhos”, organizado pelo COJ e pelo IDT – Instituto da Droga e Toxicodependência. Também às 10h30m, na Escola Secundária da Lousã, decorrerá uma acção de formação sobre o “Uso da calculadora gráfica”. Pelas 14h30m, no Auditório da Biblioteca, terá lugar um Workshop sobre “Língua Gestual Portuguesa”. Das 16h às 18h, o Auditório da Biblioteca Municipal acolherá um Workshop sobre “Tráfego na Internet”, promovido pela ACTIVAR e pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF). Pelas 21h, no Bar da Pousada de Juventude, decorrerá um Workshop sobre “Precariedade no trabalho”.

No dia 07, 5ª feira, Dia Mundial da Saúde, as iniciativas incidirão sobre esta temática. Assim, às 10h, no Auditório da Biblioteca Municipal, será promovido um Workshop spbre Medicina Alternativa e diversas actividades de experimentação de diversas terapias. Pelas 11h30m, na Escola Secundária, será realizada uma palestra sobre “Doenças Cardiovasculares” . À mesma hora, na Pousada de Juventude, decorrerá uma sessão de esclarecimento intitulada “Hipoterapia – Palestra a Galope”. Durante toda a tarde o Auditório da Biblioteca Municipal acolherá as seguintes actividades: das 14h às 15h30m – Workshop “A Saúde do Cérebro”, das 15h30m às 16h30m o Workshop “A Importância da prática do desporto” e das 16h30m às 18h, com a participação do SEF, o Workshop sobre tráfico de seres humanos, intitulado “Não estás à venda”. Pelas 20h30m, terá lugar uma Caminhada Urbana de Comemoração do Dia Mundial do Ambiente, sendo co-organizada pela Autarquia, Montanha Clube – Secção de Caminheiros e pela UCC- Unidade de Cuidados na Comunidade Arouce.

De 08 a 10 de Abril decorre mais uma edição da Mostra de Actividades Juvenis, o momento com maior expressão ao nível da adesão de público, que terá lugar no Parque Municipal de Exposições. Associadas à Mostra de Actividades Juvenis decorrem no mesmo espaço a Feira do Livro e do Saber e o Fórum Educação.

Na 6ª feira, pelas 10h terá lugar a abertura da Mostra, seguindo-se diversas actividades relacionadas com a leitura no Piso Superior do Parque Municipal de Exposições. Neste mesmo espaço será, também realizada uma “Lan Party”. Pelas 11h terá lugar a Inauguração oficial do certame e às 11h30m chegará ao Parque Municipal de Exposições a Marcha Solidária, proveniente da Escola Secundária da Lousã. No exterior estarão disponíveis diversas actividades de animação e equipamentos. Durante todo o dia ocorrerão as visitas das escolas ao evento.

Às 21h, na Piscina Municipal, decorre mais uma edição do “Hidro By Night – Especial Primavera”, sendo que, à mesma hora, no espaço central do Parque Municipal de Exposições, decorrerá uma aula aberta de Hip-Hop pela Academia de Bailado da Lousã. Pelas 21h30m, numa organização conjunta com o Montanha Clube será promovida mais uma sessão de “Conversas com”, desta vez dedicada ao BTT e Downhill. A encerrar o programa do primeiro dia da Mostra de Actividades Juvenis terá lugar uma actuação da Associação Filarmónica Serpinense.

No dia 09, Sábado, a partir das 14h, o Parque Municipal de Exposições acolhe diversas demonstrações de actividades físicas/desportivas, nomeadamente de Judo, Ginástica, Karaté, RPM, Body Pump e Hip-Hop, que, associadas aos diversos equipamentos e actividades disponíveis no exterior, prometem uma tarde animada e bastante dinâmica.

Durante toda a tarde, organizada por uma Turma do Curso Tecnológico de Desporto da Escola Secundária da Lousã, decorrerá, no Auditório da Biblioteca Municipal, ao II.º Seminário “A vida de um atleta Profissional”.

Às 21h, de novo no Parque Municipal de Exposições, decorrerá uma apresentação pela Academia de Teatro “Helen O´Grady” da peça “Borboleteu e Borboleteia”, seguindo-se, pelas 22h, as actuações musicais dos “Irmão dos Blues” e “5ª Punkada”. Às 23h terá lugar uma demonstração de Danças Latino-Americanas promovida por dois pares de jovens dançarinos do Concelho.

No domingo, dia 10, pelas 15h, em parceria com a ACIC e com o comércio local, será promovido um Desfile de Moda Infantil e de Vestidos produzidos em material reciclado. Refira-se que o casting de modelos para este evento, que será destinado a jovens dos 5 aos 12 anos, decorrerá no próximo dia 30 de Março, das 14h às 18h no Cine-Teatro.

Segundo o Presidente da Câmara, Fernando Carvalho, “ a dinâmica juvenil do Concelho está bem patente neste programa que engloba diversas temáticas. O evento e todas as actividades programadas são promovidas em parceria com o Conselho Consultivo Municipal da Juventude e Desporto e com as diversas entidades que constituem este órgão e procuram dar respostas a algumas das solicitações e anseios dos jovens. Este é um evento para os jovens e, em grande medida, realizado pelos jovens”.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *