Mangualde, Sociedade

Cozido Beirão à moda de Mangualde: candidato às “7 Maravilhas da Gastronomia”

Com o objectivo de promover o que de melhor há na gastronomia mangualdense, a Câmara Municipal de Mangualde, através do Pelouro do Turismo e em parceria com a Comissão Especializada de Turismo de Mangualde, decidiu concorrer às “7 Maravilhas da Gastronomia”. O Cozido Beirão à moda de Mangualde foi a iguaria escolhida pela confecção secular e pelo excelente sabor.

O Cozido Beirão à Moda de Mangualde é um prato típico medieval feito de carne de porco autóctone bísaro. Na sua origem, este prato era cozinhado em panela de ferro numa fogueira a lenha. Actualmente, o fogão substitui a lenha e as panelas de ferro foram substituídas pelas panelas actuais, mas a dedicação na sua confecção e o sabor da tradição mantêm-se. Entrecosto, chouriça, morcela e farinheira da beira, cozida ou frita, orelha, entremeada, batata, grelos ou couve, cenoura e cabeça de nabo (opção), acompanhado de arroz que deve ser feito com a água da cozedura das carnes são os ingredientes necessários para fazer este prato. São os produtos da região que lhe dão um sabor tão especial e lhe conferem uma qualidade ímpar. Servido em qualquer altura do ano, este é um prato apetecido no inverno, e acompanhado pelo vinho da Região do Dão proporciona momentos de esplendorosos sabores.

As “7 Maravilhas da Gastronomia” é um concurso que visa escolher os melhores pratos típicos de Portugal. O concurso está organizado em várias fases. Numa primeira fase serão mais de 1 000 os pratos típicos nacionais candidatos a maravilha gastronómica, confeccionados nas 10 regiões de Portugal. Das candidatas, 21 serão escolhidas e organizadas em 7 categorias. Em cada categoria serão seleccionadas 3 finalistas que vão ser apresentados ao público para votação no dia 7 de Maio. As votações decorrem de 7 de Maio a 7 de Setembro, dia em que os vencedores do concurso são conhecidos numa gala em directo de Santarém, transmitida na RTP1.

As votações podem ser realizadas em http://www.7maravilhas.sapo.pt.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *