Cultura, Póvoa de Lanhoso

Actor brasileiro escolhe a Póvoa de Lanhoso para montagem de espectácul​o

O reconhecido actor Gilberto Brito, um dos grandes actores do teatro brasileiro, premiado em diversas ocasiões pela crítica e em festivais de teatro do Brasil, escolheu o Centro de Criatividade da Póvoa de Lanhoso (CCPL) para a montagem do seu próximo espectáculo, “O Pranto de Maria Parda”, com estreia marcada para o dia 13 de Maio, pelas 21h30, no Theatro Club. Este espectáculo integra o Programa das comemorações dos 10 anos da reabertura e de programação regular do Theatro Club da Póvoa de Lanhoso.
 
“O Pranto de Maria Parda” será uma co-produção Brasil/Portugal, que pretende dar uma nova roupagem ao texto de Gil Vicente, interpretado pelo referido actor. Trata-se de um grande desafio e que coloca o CCPL (projecto cultural da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso) no circuito internacional de co-produções teatrais. O investimento da montagem será suportado pelo Governo do Estado de Pernambuco, através da FUNARTE, cabendo ao CCPL o acolhimento do actor em Residência Artística e ao encenador Moncho Rodriguez a direcção geral do espectáculo.
 
Nos anos 80 e 90, Gilberto Brito protagonizou grandes obras de autores brasileiros como a personagem de “Mariana” na obra As Velhas de Lourdes Ramalho, espectáculo que marcou a história do teatro contemporâneo brasileiro. Foi ainda “Lampião” em “A Luz da Lua os Punhais” de Racine Santos e, mais recente, em 2010, foi premiado como melhor actor em “A Visita da Velha Senhora” e ainda nomeado como melhor actor em “O Palhaço Jurema e os Peixinhos Dourados” de Carlos Carvalho.
 
Com este desafio de uma nova montagem do texto vicentino “O Pranto de Maria Parda”, que pretende acentuar a ligação cultural entre Portugal e o Brasil, principalmente com o Nordeste brasileiro, depositários de grande parte do nosso memorial ancestral, a produção do espectáculo prevê uma longa carreira pelos principais teatros do Brasil. Com esta produção, o CCPL passa a ser um parceiro privilegiado da FUNDARPE (Fundação de Artes de Pernambuco) para projectos de intercâmbio entre Portugal e o Brasil.
 
Os ensaios iniciaram-se em Março. O espectáculo terá a estreia e algumas apresentações na Póvoa de Lanhoso, como a que está agendada para o dia 14 de Maio, pelas 21h30, no Theatro Club.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *