Sociedade, Trofa

Trofa apresenta Orçamento Participativo Jovem hoje

A Câmara Municipal da Trofa vai lançar oficialmente, hoje, o projecto Orçamento Participativo Jovem 2011.

 

Simbolicamente, a apresentação pública deste projecto de dinamização da cidadania activa dos mais jovens, vai ser revelado numa sessão marcada para o Auditório da Junta de Freguesia de Santiago de Bougado, a partir das 21h00, no Dia Internacional da Juventude.

 

Este projecto da Câmara Municipal da Trofa tem a colaboração do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, e nessa linha, a apresentação de 28 de Março, terá a presença de Giovanni Allegretti e Neiara Morais, técnicos de renome internacional na área dos Orçamentos Participativos.

 

Neste ano de arranque do projecto, a Câmara Municipal da Trofa deliberou atribuir 20 mil euros ao Orçamento Participativo Jovem (para ano de 2012). Dessa parcela, 7.500 euros serão reservados unicamente a projectos apresentados pelos alunos das Escolas do Concelho.

 

Neste projecto, são os jovens os protagonistas: são os jovens que elaboram e apresentam as propostas e serão também os jovens que vão decidir quais os projectos que querem que a Câmara Municipal da Trofa inscreva no Orçamento e nas Grandes Opções do Plano para 2012.

 

A Presidente da Câmara Municipal da Trofa, Joana Lima, grande impulsionadora deste projecto, considera que “o Orçamento Participativo Jovem da Trofa vai contribuir para que os jovens Trofenses possam exercer uma cidadania mais informada, mais activa e mais responsável”, estando assim garantida “uma maior participação dos mais novos na decisão sobre a afectação de recursos às políticas públicas municipais”.

 

O Orçamento Participativo (OP) é, por isso, uma componente muito importante e inovadora da estratégia assumida pela Câmara Municipal da Trofa de envolvimento dos jovens nas dinâmicas de governação do Municipio, possibilitando, assim, ao Executivo Municipal corresponder às reais necessidades e aspirações da população.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *