Cultura, Póvoa de Varzim

Festa do Livro e da Leitura durante o mês de Abril – P. Varzim

Na próxima sexta-feira, 01 de Abril, tem início a Festa do Livro e da Leitura, organizada pela Biblioteca Municipal, durante todo o mês.

Entre as diferentes actividades que constam do programa, destaque para “Uma noite na biblioteca” que começa às 21h30 do dia 01 e termina às 9h30 do dia seguinte. As crianças entre os 6 e os 8 anos serão convidadas a celebrar o aniversário de Hans Christian Andersen, cuja data de nascimento foi definida como Dia Internacional do Livro Infantil, a 02 de Abril.

Esta é já a 6ª edição desta iniciativa que tem como objectivo promover a biblioteca como um espaço de lazer e convívio com os livros. As inscrições estão já abertas e devem ser remetidas preenchendo um formulário on-line, disponível aqui. No entanto, o evento está limitado à participação de 15 crianças que irão ser acompanhadas pela equipa do Serviço Educativo, numa proporção de um adulto para cada cinco crianças. Na página da Biblioteca Municipal podem encontrar-se todas as informações relativas a “Uma noite na Biblioteca”, sendo que não se dispensa a consulta à lista dos objectos que cada criança participante deve levar para a Biblioteca.

Para os participantes, fica já prometida uma noite muito animada. No dia 01, às 21h15, as portas da Biblioteca abrem-se e desde logo começam os jogos e as brincadeiras. Haverá ainda tempo de cantar os Parabéns a Hans Christian Andersen e de adormecer, entre livros, ao som de histórias. No sábado, uma breve sessão de ginástica logo pela manhã e a apreciação da noite que passaram na Biblioteca antecipam o regresso a casa.

À tarde, pelas 15h00, tem lugar nova actividade, “Sábados Mágicos… Leituras Encantadas”, dirigida a crianças e pais e que decorre sempre no primeiro sábado de cada mês, na Sala Infanto-Juvenil. A Biblioteca propõe a partilha de um livro através da narração de uma história infantil, procurando incutir nos mais novos (e porque não, nos mais velhos também) o gosto pela leitura, divulgando-a também enquanto espaço de convívio com os pais e familiares. Numa altura em que cada vez mais é difícil arranjar tempo de qualidade para passar com os mais novos, este convite da Biblioteca é, certamente, uma oportunidade a considerar.

E porque em Abril se celebra também o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, a 23, a Biblioteca Municipal implementa, uma vez mais, durante todo o mês, a campanha “Novos Leitores” para captação de públicos diferentes. Assim, quem se inscrever como leitor durante o mês de Abril recebe um livro, ou seja, usufrui da oferta de uma edição municipal, cumprindo-se uma velha tradição catalã, difundida na Catalunha, Espanha, segundo a qual, no dia 23 de Abril, dia de São Jorge,  e proclamado Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor, os cavaleiros ofereciam às suas damas uma rosa vermelha de São Jorge (Saint Jordi)  recebendo em troca, um livro.

Os dias 7 e 28 de Abril vão ser dias diferentes para as crianças internadas no serviço de pediatria do Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim, que vão ter oportunidade de viver momentos de evasão, ouvindo as histórias contadas pelos técnicos da Biblioteca Municipal. Às 14h30, em ambos os dias, as Leituras no Hospital vão levar às crianças contos da literatura infanto-juvenil.

Da iniciativa “Livros fora de Portas”, do serviço educativo da Biblioteca Municipal, onde se incluem as Leituras no Hospital, faz também parte a Leitura Sénior, que leva histórias aos mais idosos. No dia 21, terá lugar, na Santa Casa da Misericórdia, uma Sessão Especial de Leitura Sénior proporcionando aos idosos um momento de prazer e fruição do livro e da leitura. O projecto teve início no dia 23 de Abril de 2007 e desde então tem cumprido o seu objectivo de estimular a imaginação e ocupação dos tempos livres dos utentes de terceira idade dos Lares de Idosos e Centros de Dia do concelho. Com esta actividade cumpre-se uma dimensão inovadora da acção dos Serviços Educativos da Biblioteca, levando os livros e a leitura fora de portas procurando incentivar a criação de hábitos de leitura e de fruição cultural.

“Livros Fora de Portas” procura promover a leitura fora dos espaços da Biblioteca, através de projectos dirigidos a diversos públicos-alvo, desde as crianças dos jardins de infância àquelas que se encontram na pediatria do Hospital e aos mais idosos, de instituições de apoio à terceira idade.

À semelhança do que aconteceu no Dia Mundial da Poesia, o município da Póvoa de Varzim associa-se aos municípios da Área Metropolitana do Porto (AMP) para celebrar o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor numa iniciativa intitulada “Bibliotecas Partilhadas na AMP”. Assim sendo, no dia 28, às 10h30, a Biblioteca Municipal da Póvoa de Varzim recebe uma técnica da Biblioteca Municipal de Vila do Conde para narrar um conto, e uma técnica da Biblioteca da Póvoa de Varzim vai à Biblioteca Municipal da Trofa. Deste modo, pretende-se a transmissão de um testemunho literário em todas as Bibliotecas Públicas da AMP aderentes ao Projecto. A Biblioteca Pública 1 transmite o seu testemunho literário à Biblioteca 2, lendo cada uma um conto, e assim sucessivamente.

Procurando um maior envolvimento da comunidade local e educativa, através da partilha de recursos entre os vários parceiros da Biblioteca, a Festa do Livro e da Leitura intenta dar maior visibilidade à promoção do livro, promovendo várias actividades para diferentes públicos e incentivando a participação activa dos vários intervenientes e mediadores de leitura.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *