Portimão, Sociedade

Março Jovem promove criatividade e espírito empreendedor – Portimão

A criatividade e o empreendedorismo dos jovens de Portimão está bem evidente na dinâmica da programação do Março Jovem deste ano, através de uma vasta série de experiências artísticas que têm conhecido grande receptividade.

Em pleno centro da cidade, a Antiga Lota e a Casa Manuel Teixeira Gomes têm sido pólos por excelência para inúmeras actividades, que ao longo do Março Jovem dão a conhecer os talentos criativos de dezenas e dezenas de participantes.

Actualmente patente na Casa, a exposição “6 Olhares sobre Portimão” apresenta os trabalhos dos alunos do curso de Fotografia da ETIC_Algarve – Escola Técnica de Imagem e Comunicação, enquanto no mesmo local pode ser vista até 31 de Março a exposição “O Universo da Ilustração em Pintura Digital”, promovida pela mesma Escola e que dá a conhecer localmente o jovem ilustrador portimoennse Tiago Silva, cuja arte é reconhecida a nível internacional.

É de notar que, apenas com cerca de seis meses de existência, a ETC_Algarve é já uma referência importante na cidade em termos de formação na área das indústrias criativas.

Para além desta última exposição, jovens alunos do Estúdio Arte, orientados pelo professor Saavedra, também expõem o seu trabalho na Casa Manuel Teixeira Gomes, divulgando até 26 de Março temas e técnicas variadas, da tela à bricolage, através da mostra “Cores em Movimento”.

Pelo mesmo local já  passaram as criações de alunos da disciplina de Educação Visual e Tecnológica do Agrupamento Vertical de Escolas Prof. José Buisel, numa exposição bi e tridimensional com pinturas e materiais recicláveis, como o sabão azul-e-branco.

Por outrio lado, o “Março Rocks” – Festival de Bandas de Portimão encheu durante dois dias a Antiga Lota e deu a conhecer seis bandas da terra, constituidas por músicos entre os 16 e os 30 anos, tendo-se destacado os “Tribruto”, cujo som hip-hop é já reconhecido a nível nacional, e os “Prayers of Sanity”, banda trash recentemente premiada num concurso realizado na Alemanha.

Até ao término do Março Jovem, workshops e exposições de trabalhos artísticos têm sempre lugar marcado na Antiga Lota, transformada num local de criação.

Durante dois dias, as Jornadas Game ISMAT 2011, dinamizadas pelo ISMAT – Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes, despertaram o interesse dos alunos e jovens em geral, para a área criativa dos videojogos, com a realização de palestras, demonstração de novas tecnologias e torneios.

No dia 26 de Março, pelas 22h00, no Auditório Municipal de Portimão será a vez dos alunos de Design do ISMAT apresentarem os seus projectos e ideias através de roupas, acessórios e projecções, no “Plural Design Desfile”, subordinado ao tema “Passaporte”.

 

Exposição  Cores em Movimento
Exposição Cores em Movimento

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *