Cultura, Reguengos de Monsaraz

Três dezenas de editoras e mais de oito mil livros na Feira do Livro de Reguengos de Monsaraz

Espectáculos musicais e de dança, teatro, sarau literário, contadores de histórias, poesia e actividades para os alunos das escolas são algumas das actividades que vão animar a 15ª Feira do Livro de Reguengos de Monsaraz. O evento tem início na sexta-feira, dia 25 de Março, pelas 17h30, e vai decorrer até ao dia 3 de Abril na Praça da Liberdade, em Reguengos de Monsaraz.

Mais de oito mil livros de 30 editoras podem ser adquiridos pelo público nesta iniciativa organizada pelo Município de Reguengos de Monsaraz. O horário de funcionamento será entre as 10h e as 23h.

A animação do primeiro dia da Feira do Livro engloba a partir das 21h30 um espectáculo com a banda pop/rock Traffic Jam, de Reguengos de Monsaraz. No sábado, às 15h30, haverá um concerto com as Classes de Saxofone e de Clarinete do Conservatório Regional do Alto Alentejo, seguindo-se, a partir das 17h30, dois contadores de histórias. À noite, pelas 21h30, decorrerá um espectáculo musical com Fernando Vintém (piano) e Inácio Santos (saxofone).

No domingo, às 15h30, actua a Classe de Metais do Conservatório Regional do Alto Alentejo, e às 17h poderá ser apreciada a peça de teatro “Graças e Desgraças d’el Rei Tadinho”, interpretada por alunos da Escola Secundária Conde de Monsaraz.

Nas manhãs de segunda a sexta-feira haverá actividades para os alunos das escolas do concelho de Reguengos de Monsaraz. O programa da Feira do Livro apresenta na segunda-feira, pelas 21h30, Danças com Livros, também a cargo de alunos da Escola Secundária Conde de Monsaraz, enquanto no dia 30 de Março, quarta-feira, a noite será preenchida com uma Tertúlia Poética denominada “Histórias d`outros Tempos”.

Na quinta-feira, pelas 18h, actuam os alunos das Classes de Trombone e de Piano do Conservatório Regional do Alto Alentejo, e na sexta-feira, pelas 21h30, haverá um Sarau Literário pelos alunos da Escola Secundária Conde de Monsaraz.

No dia 2 de Abril, sábado, às 16h, decorre um concerto pela Banda Juvenil da Sociedade Filarmónica Corvalense, seguindo-se às 17h a actividade Ler em Família, com a família Sousa Albardeiro. A noite será preenchida a partir das 21h30 com a poesia de Manuel Sérgio, Maurício Ramalho e Sara Ramalho, com acompanhamento musical de José Farinha.

O último dia da Feira do Livro, domingo, terá um espectáculo com as Sevilhanas de Reguengos de Monsaraz, pelas 16h, e uma hora mais tarde será a vez da família Marques Tiago participar na actividade Ler em Família.

No âmbito da 15ª Feira do Livro foi promovido um Concurso Literário pelo Centro Local de Aprendizagem de Reguengos de Monsaraz da Universidade Aberta, em conjunto com o Município de Reguengos de Monsaraz. Esta iniciativa teve como objectivo estimular a criatividade, contribuir para o desenvolvimento de uma cultura de escrita e leitura, ajudar a estimular o espírito de iniciativa e permitir a divulgação da produção literária.

No Concurso Literário participaram 23 trabalhos, nove na área da Poesia e 14 na de Conto, oriundos de autores de Reguengos de Monsaraz, Vila Nova de Famalicão, Vila Nova de Gaia, Leiria, Ansião, Covilhã, Lisboa, Lagos, entre outras localidades. O júri do concurso, constituído pelos docentes da Universidade Aberta Prof. Doutor Dionísio Vila Maior, Prof. Doutora Isabel Barros Dias e Prof. Doutora Maria do Rosário Cunha, deliberou distinguir na área de Conto o trabalho “As Asas” (pseudónimo Agmaar), da autoria de Maria Manuela Gomes de Sousa Rosa, enquanto na Poesia venceu o ”Verão já tarde” (pseudónimo Júlia Martins), de Ana Clara Sebastião Macedo Ventura.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *