Desporto, Nisa

Record de inscritos na XII Rota do Contrabando – Nisa

A edição deste ano da Rota do Contrabando registou cerca de 450 inscrições, o que constitui um record de participantes no percurso pedestre transfronteiriço entre Cedillo (província de Cáceres, Espanha) e Montalvão (concelho de Nisa).

A “XII Rota do Contrabando – Ruta del Contrabando” que decorre no próximo sábado, dia 26 de Março, é uma actividade organizada pela associação juvenil INIJOVEM, de Nisa, e pela a Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, com a colaboração do Ayuntamiento de Cedillo, da Câmara Municipal de Nisa e Junta de Freguesia de Montalvão.

O percurso inicia-se pelas 09h00 em Cedillo e termina em Montalvão pelas 14h00.

A Rota do Contrabando, organizada todos os anos, proporciona a prática saudável de exercício físico ao ar livre e o contacto com as belezas naturais das margens dos rios Tejo e Sever. A Rota proporciona igualmente o convívio entre os participantes oriundos das mais diversificadas regiões de Espanha e de Portugal. Durante o percurso os pedestrianistas, através de recreações por alunos da ETAPRONI – Escola Tecnológica, Artística e Profissional de Nisa, são remetidos para a memória de tempos não muito longínquos, em que a necessidade de dois povos falou mais alto que as leis, levando-os a contrabandear toda a sorte de produtos, em sobressaltadas travessias nocturnas da raia, num jogo do gato e do rato com as autoridades de ambos os lados da fronteira, aqui onde Portugal e Espanha, o Alentejo e a Extremadura, são separados pelo rio Sever, belo e incontornável pano de fundo desses dramas, um rio de afectos, memórias e cumplicidades.

No final da caminhada, em Montalvão, o convívio continua com um retemperador repasto onde primam os queijos e enchidos do concelho de Nisa e a feijoada de javali e com animação musical proporcionada pelos “Bombos de Nisa” e pelo agrupamento de música popular “Domingos e Dias Santos”.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *