Abrantes, Cultura

Inaugurado núcleo de Abrantes da Liga Portuguesa Contra o Cancro

No dia 20 de Março foi inaugurada a sede do núcleo de Abrantes da Liga Portuguesa Contra o Cancro.

Este espaço vai ser dinamizado por voluntários e vai servir para dar apoio ao doente oncológico e familiares. Abrirá as portas às terças e quintas-feiras, entre as 14 e as 16h30, e está situado na Rua D. Afonso Henriques, no edifício dos Bombeiros Municipais (zona das camaratas), lado a lado com sede local da Cruz Vermelha Portuguesa.

Uma vez por mês vai contar com a presença de um psicólogo da Liga Portuguesa Contra o Cancro.

As instalações foram cedidas pela Câmara, através de protocolo assinado entre as duas entidades, numa cerimónia testemunhada por dezenas de cidadãos, que contou com as presenças da Presidente da Câmara de Abrantes e da Presidente do núcleo regional sul da Liga, Manuela Rilvas e animada pela Banda Filarmónica de Rio de Moinhos.

Seguiu-se uma caminhada “Pela Vida! até ao Parque Urbano de Abrantes (S. Lourenço).

As duas acções assinalaram um ano sobre o encerramento da iniciativa “Um Dia Pela Vida” de Abrantes.
Para Matilde Sacavém e Isabel Simão, da comissão local dinamizadora da iniciativa “Um Dia Pela Vida” de Abrantes, “houve uma semente que ficou” do movimento gerado no ano passado e que se propõe continuar a falar da doença e “quebrar tabus”.

A Presidente Maria do Céu Albuquerque considera que o nascimento do núcleo é resultado da dinâmica da sociedade civil. Enaltecendo o trabalho de voluntariado, a autarca relega para segundo plano a colaboração da autarquia: “(…) cabe-nos colocar ao dispor das causas os recursos que temos”, salientando ainda que “(..)é da mobilização e do esforço de todos que conseguimos fazer melhor e diferente”.

O núcleo de Abrantes vai prestar informações e realizar acções de prevenção e divulgação sobre a temática do cancro, contando para isso com a colaboração de várias entidades do concelho e um grupo de retaguarda constituído por voluntários.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *