Cultura, Marinha Grande

Exposição de Vilma Libana até final de Abril na Marinha Grande

O período de apresentação da exposição “Vilma Libana – Arte da Gravura em Vidro”, que está patente no Museu do Vidro, situado no Palácio Stephens, na Marinha Grande, foi prolongado de 27 de Março para o final do mês de Abril.

 

A exposição monográfica dedicada à obra artística de Vilma Libana apresenta arte da gravura em vidro, um processo que permite explorar a superfície do vidro, inicialmente plana, conferindo baixo-relevo à imagem.

 

Vilma Teresa Franco Roque nasceu na Marinha Grande, filha de José Manuel Roque de Jesus (Libano), conceituado artista marinhense, gravador à roda, gravador a ácido e lapidário, iniciou a sua carreira artística como gravadora em 2004, seguindo as passadas do pai e herdando deste a tradição, a arte e a mestria da gravura a ácido sobre o vidro.

 

As principais temáticas abordadas nas gravuras executadas pela artista compreendem retratos de personalidades nacionais e estrangeiras ligadas às artes, política ou religião; cenas religiosas, individuais ou compostas; cenas tauromáquicas, entre outras. As formas das peças variam entre cálices, taças, jarras, compoteiras e jarrões.

 

A artista de renome nesta área conta no seu currículo, com nove exposições individuais e participação em duas exposições colectivas. A internacionalização aconteceu em 2009, em Espanha, onde foi convidada a expor no Centro Cultural de La Guardia. As suas peças já atravessaram as fronteiras da Europa. As obras mais representativas do seu trabalho reúnem-se nesta mostra, que pretende divulgar e valorizar o percurso singular da artista.

 

A exposição está patente desde 19 de Junho de 2010, até final de Abril de 2011, e pode ser visitada de terça-feira a domingo, das 10h00 às 18h00.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *