Abrantes, Cultura

Adesão ao Plano Nacional de Leitura – Abrantes

A Câmara de Abrantes formalizou a adesão ao Plano Nacional de Leitura (PNL), com a assinatura do protocolo que estabelece a cooperação entre as duas entidades, no dia 17 de Março, na Biblioteca Municipal António Botto.

Ratificaram o acordo a Presidente da Câmara, Maria do Céu Albuquerque e o Comissário do PNL, Fernando Pinto do Amaral.

As duas entidades assumiram o compromisso de promoverem em conjunto diferentes programas, com o objectivo comum de aumentar os níveis de leitura junto do público infanto-juvenil.

Entre outros compromissos, a Comissão do PNL vai proporcionar apoio financeiro no montante de 11.300 euros às instituições educativas envolvidas, nomeadamente jardins-de-infância e escolas do 1º e 2º ciclo do Ensino Básico, permitindo a aquisição de livros para as bibliotecas escolares destinados à leitura na sala de aula. Já a Câmara comparticipará com igual valor para aquisição de livros recomendados pelo PNL e compromete-se a promover e financiar a realização de eventos destinados à promoção da leitura.

“ A leitura tem de ser um acto de prazer e não um motivo de avaliação”, referiu Fernando Pinto do Amaral. Embora tenha defendido que a leitura “tem de ser um acto livre e individual”, o Comissário do PNL sublinhou que “ é através da literacia que o país se desenvolve”.

A Presidente da Câmara referiu o investimento realizado nos últimos anos em matéria de educação (centros escolares equipados com bibliotecas e centros de recursos) salientando que em breve a biblioteca itinerante vai ser uma realidade no concelho. Frisando o seu papel cultural e social, Maria do Céu Albuquerque recordou  a importância da Biblioteca e dos seus pólos  na “disseminação do conhecimento” junto dos cidadãos. A autarca de Abrantes sublinhou também a necessidade de se fazer “uma reflexão séria” sobre a “concorrência” que advém dos novos suportes tecnológicos, defendendo a necessidade de se procurarem outras formas de se fazer leitura.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *