Cultura, Portimão

TEMPO celebra Dia Mundial do Teatro com “Phantom Limb” e oficina sobre o corpo – Portimão

O TEMPO – Teatro Municipal de Portimão celebra o Dia Mundial do Teatro com a nova criação da associação Ar Quente, intitulada “Phantom Limb”, que será apresentada pela primeira vez ao público no próximo sábado, 26 de Março, às 21h30, no Grande Auditório Nuno Mergulhão.

“Phantom Limb” é uma co-produção entre a Ar Quente, o TEMPO e o Teatro das Figuras e propõe o encontro com um conjunto de temas para se pensar o corpo, como o seu ideal, a juventude, a beleza, a fealdade, a obesidade, a anorexia, a bulimia, a disformidade, a libido, a pornografia, o erotismo, ou a auto-estima.

Criação colectiva da Ar Quente, uma associação cultural com sede em Faro que integra intérpretes e criadores provenientes de vários pontos do Algarve, este trabalho cénico tem direcção de Gil Silva e interpretação a cargo de Fúlvia Almeida, Maria José Vito, Marisa Madeira, Ricardo Mendonça, Rui Cabrita e Teresa Silva.

Mas a celebração do Dia Mundial do Teatro começa já no dia 24 de Março, quinta-feira, com a oficina de teatro “O que é um Corpo?” – nos dias 24 e 25 (09h30 e 14h00) as sessões são dedicadas às escolas e encontram-se já esgotadas, enquanto no dia 26 (16h00), a sessão destina-se aos restantes públicos.

Através desta oficina, os jovens entre os 12 e os 18 anos serão convidados a olhar para o seu umbigo e a reflectir sobre o ideal de corpo, a forma como a moda ou os conceitos de beleza moldam o corpo e a maneira de ser e existir.

A oficina, orientada por Maria Ramos, da Ar Quente, levará também a conhecer, em vídeo, alguns depoimentos recolhidos por esta associação ao longo do processo de criação da peça “Phantom Limb”, com depoimentos de pessoas que têm uma relação limite com o corpo – desportistas, artistas, obesos, anoréticos, bulímicos, modelos, religiosos, idosos e adolescentes – para se perceber como falam do seu corpo e qual a relação que têm com ele. Para apoiar a reflexão, estará presente o psicólogo Nuno Encarnação.

A entrada para “Phantom Limb” e a participação na oficina “O que é um Corpo?” são gratuitas, ,mas é necessário o levantamento prévio de bilhete, que poderá ser feito de terça a quinta entre as 14h00 e as 19h00, e na sexta e sábado até às 21h30.

Para mais informações ou reservas, contactar a bilheteira do TEMPO através dos números 282 402 475 / 961 579 917 ou do seguinte sítio na Internet: www.teatromunicipaldeportimao.pt.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *