Amadora, Sociedade

Amadora lança ideias de negócio no mercado e combate desemprego através da promoção do empreendedorismo – Amadora

Na sequência do lançamento do Programa Municipal de Empreendedorismo Municipal Amadora EMPREENDE, um projecto pioneiro em Portugal, foram apresentados 148 projectos durante as fases de candidatura, o que demonstra bem o sucesso desta iniciativa. Não só, comprova igualmente a apetência empreendedora dos amadorenses, contrariando a ideia de que nada se faz sem um subsídio.

No próximo dia 24 de Março, será feita a apresentação à imprensa e ao mercado dos projectos finalistas.

Os projectos de negócio

Os negócios que estão prestes a arrancar dedicam-se a áreas tão distintas como serviços de enfermagem ao domicilio, gestão de conteúdos publicitários, serviços de apoio ao idosos, promoção de produtos portugueses originais, portais online e fotografia, entre outros.

O projecto

Amadora EMPREENDE é projecto pioneiro em Portugal

O Programa Municipal de Empreendedorismo Municipal Amadora EMPREENDE, um projecto pioneiro em Portugal, tem como objectivos principais identificar, junto da população jovem e de pessoas em situação de vulnerabilidade social da Amadora, iniciativas individuais de empreendedorismo, facultando-lhes as condições necessárias de desenvolvimento de uma ideia de negócio.

Com dois pontos de actuação distintos, a Incubadora Quick (dirigido a jovens entre os 18 e os 30 anos), e o Quem não Arrisca não Petisca (dirigido a pessoas em situação de vulnerabilidade social – mulheres, deficientes, imigrantes e reclusos e ex-reclusos), este pretende ser um programa de apoio selectivo, de forma a possibilitar a criação de um sistema não paternalista, mas que consiga dar força a projectos que muitas vezes não são expostos, por falta de apoios ao nível do desenvolvimento de ideias, procura de apoios financeiros, etc.

A Incubadora Quick arrancou oficialmente no dia 28 de Fevereiro, enquanto que o Quem não Arrisca não Petisca foi lançado em Abril também deste ano.

Parcerias estratégicas são condição essencial de sucesso

Como forma de potenciar este projecto pioneiro, a CMA assinou um protocolo com o ISCTE (Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa) – que dispõe de uma unidade especializada na promoção do empreendedorismo, o AUDAX, e que conduziu o diagnóstico das candidaturas, as entrevistas, a formação necessária e o apoio na procura de investimentos – e a Fundação Calouste Gulbenkian, instituição com grande reputação ao nível do trabalho social, sendo disso exemplo a parceria com a CMA no Projecto Geração (em desenvolvimento no bairro de realojamento do Casal da Boba).

Convidam-se os senhores jornalistas a estarem presentes nesta iniciativa.

24 de Março de 2011 – 14.30h

Centro da Juventude Multigeracional da Amadora

Tv. de Santa Teresinha – Brandoa (2350-118) – mapa em anexo

Telefone: 214 369 053

Fax: 214 920 577

E-mail: accao.social@cm-amadora.pt

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *