Óbidos, Sociedade

Voluntários ao Museu – Óbidos

O Museu Municipal de Óbidos  iniciou o seu programa de Conservação do Património, abrindo as suas portas aos visitantes, todas as quartas-feiras, das 10h30 às 13 horas. O trabalho a desenvolver teve a participação de voluntários, tendo o seu início no dia 16 (foto em anexo). 

Este projecto visa envolver a população de Óbidos com o seu Património Cultural, criando condições para que se perceba o trabalho que tem de ser feito, trabalho invisível, para que os objectos de arte perdurem ao longo de séculos.  

O programa aberto a outros participantes, teve início com uma breve apresentação e explicação dos princípios de conservação e restauro na defesa do património. Também foram abordados os métodos de trabalho, tendo sido delimitado o trabalho que estes parceiros voluntários podem ter no apoio ao técnico de Conservação e Restauro, Catarina Machado, responsável por este projecto. De modo claro foram transmitidos alguns fundamentos e delineado um conjunto de fases de trabalho. 

“Pensamos que esta forma de aproximar o património, a cultura e os espaços dos habitantes de Óbidos, disponíveis para este trabalho, contribuirá para valorizar o nossa cultura e obras de arte que integra o nosso espólio”, explica Catarina Machado.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *