Évora, Sociedade

Sessão de Esclarecimento sobre Doença de Parkinson em Évora

A Câmara Municipal de Évora acolheu, recentemente, no Palácio de D. Manuel, uma sessão de esclarecimento promovida pela Associação Portuguesa de Doentes de Parkinson (APDPk) sobre a referida doença. 

Informar a população sobre o que é esta doença e a forma de lidar com ela, tanto portadores como cuidadores, foi o objectivo principal desta sessão, servindo também a mesma para divulgar a associação que em Portugal procura contribuir para melhorar as condições de vida dos portadores da doença e falar também um pouco do trabalho realizado pela mencionada instituição. 

A mesa do evento foi constituída por Maria Helena Guerra (que apresentou a sessão em representação da Vereadora da Câmara Municipal de Évora); Helena Machado (Direcção da APDPk); Maria Helena Coelho (Neurologista no Hospital de Santa Maria e Membro do Conselho Cientifico da APDPk) e Martinho Vieira (Director Executivo Agrupamento de Centros de Saúde Alentejo Central II). 

Helena Machado falou sobre a Associação e os motivos desta vinda ao Alentejo, transmitindo também algumas informações básicas sobre a doença. 

Maria Helena Coelho fez um breve historial sobre a doença de Parkinson, sua caracterização e avanços científicos nesta matéria, bem como os tratamentos actualmente existentes e forma de lidar com a doença. 

Martinho Vieira falou da importância da criação da rede de cuidados continuados na região, nomeadamente no que diz respeito ao apoio a prestar aos doentes de Parkinson, mostrando também a sua disponibilidade para o trabalho em parceria com a Associação. 

A sessão contou também com a participação de Maria do Céu Magalhães (Terapeuta da Fala), que abordou a importância da comunicação no tratamento; e com João Casaca Carreira (Fisioterapeuta), que sublinhou os benefícios da marcha para a melhoria da qualidade de vida dos doentes de Parkinson. 

Para mais informações ou esclarecimentos, pode contactar a Associação Portuguesa de Doentes de Parkinson (APDPk), consultando o site: www.parkinson.pt ou pelo telefone 213 850 041.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *