Sociedade, Vila Franca do Campo

I Semana Verde arranca em Vila Franca do Campo com a plantação do Cantinho das Endémicas no jardim Antero de Quental

A criação do Cantinho das Endémicas no Jardim Antero de Quental, no coração do centro histórico da Vila, e uma acção de sensibilização para a importância das manchas verdes nos meios urbanos, com oferta de plantio de árvores e plantas endémicas dos Açores, marcaram nesta segunda-feira, 21 de Março, o arranque da I Semana Verde, que decorre em Vila Franca do Campo até ao próximo dia 25 de Março.

A realização destas iniciativas da Câmara Municipal de Vila Franca do Campo contou com a colaboração da Direcção Regional das Florestas que, no âmbito do Ano Internacional das Florestas 2011, declarado pelas Nações Unidas com o objectivo de consciencializar a sociedade civil para a importância das florestas e da sua gestão sustentável, procura incrementar a reflorestação dos Açores com espécies endémicas.

No primeiro dia da Semana Verde houve, da parte da tarde, distribuição de plantio de árvores e plantas endémicas dos Açores, em simultâneo por todas as freguesias do concelho. No total foram disponibilizados para plantio pela Direcção Regional, 216 exemplares de uva da serra (vaccinium cylindraceum) 640 pés de folhado (viburnum tinus) e 540 urzes (Erica azorica).

O programa da Iª  Semana Verde de Vila Franca do Campo prossegue amanhã, dia 22 de Março – Dia Mundial da Água às 9h30, com a inauguração da Exposição “O Abastecimento de Água e o Saneamento Básico do Concelho de Vila Franca do Campo”, no Açor Arena.

A exposição estará patente de 22 de Março a 1 de Abril, das 09h30 às 17h00, podendo ser visitada pelas escolas durante este período, sendo uma excelente oportunidade para dar a conhecer à comunidade escolar e população em geral, como é efectuado o abastecimento de água à população e como são recolhidas e tratadas as águas residuais geradas, através de fotografias ilustrativas. No final da visita poderão os participantes receber um pergaminho com os 10 mandamentos para economizar água.

Nos dias 23, 24 e 25, o programa é o seguinte:

Dia  23 de Março

13h00: Passeio pedestre Monte Escuro – Lagoa do Fogo com os alunos da Escola Profissional de Vila Franca do Campo

Dia  24 de Março – Dia do Estudante

Workshop Projecto Rios/Ribeiras

09h05: Apresentação teórica sobre os objectivos do Projecto Rios e Ribeiras no Auditório da Escola Básica com Secundário de Vila Franca do Campo.

10h30: 1ª Aula Prática na ribeira: apoiada pelos alunos e docentes envolvidos no projecto.

13h30: 2ª Aula Prática na ribeira: apoiada pelos alunos e docentes envolvidos no projecto.

Com antecedência, será realizado uma lista dos alunos que participarão nas aulas práticas na ribeira – Realização de uma escala, hora, local e turma.

O apoio técnico:

– alunos envolvidos no projecto rios e ribeira;

– docentes Rita Correia e Sónia Santos.

Dia  25 de Março

10h00: Sessão Pública de apresentação do Projecto LIFE “Ilhas de Santuário para as Aves Marinhas”, pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, no Auditório do Centro Cultural de Vila Franca do Campo. Sessão aberta ao público, com a presença do Director Regional dos Assuntos do Mar, Dr. Frederico Cardigos.

11h30: Cerimónia do hastear da bandeira Quality Coast na Marina da Vila.

14h30: Visita aos trabalhos desenvolvidos pela SPEA no Ilhéu de Vila Franca do Campo, com a colaboração da empresa Marítimo Turística Terra Azul.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *