Cultura, Vila Real de Santo António

Apresentação das actas de congresso sobre o geógrafo al-Idrisi em Vila Real de Santo António

No passado dia 18 de Março, foi apresentado na Biblioteca Municipal Vicente Campinas, em Vila Real de Santo António, o Livro de Actas do Congresso Internacional Itinerante “Itinerários e reinos. Uma descoberta do mundo. O Gharb al-Andalus na obra do geógrafo al-Idrisi”.

 

A apresentação do livro foi feita por José Carlos Barros, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, seguida de uma conferência por Ahmed Tahiri – professor catedrático da Universidade de Tetuán (Marrocos) – intitulada “Al-Idrisi: enlace científico y cultural entre el medievo y la modernidad”.

 

O livro reúne cerca de duas dezenas de conferências e comunicações da autoria de especialistas de países europeus e do mundo árabe das duas margens do Mediterrâneo (Portugal, Espanha, França, Marrocos, Egipto, Síria, Iraque), que no Mês de Maio de 2008 aqui se juntaram. O Congresso, co-organizado pela Câmara Municipal de Vila Real de Santo António e pela Fundação al-Idrisi Hispano-Marroquina, propôs-se realizar uma análise da obra do grande geógrafo árabe do sec. XII al-Idrisi (1100-1165), e reflectir sobre a importância do seu trabalho para o desenvolvimento posterior de algumas ciências na época moderna: Geografia, Botânica e Cartografia, esta última fundamental no arranque das viagens europeias dos finais da Idade Média. Enquanto geógrafo, al-Idrisi foi também viajante. Nascido em Ceuta em 1100, viajou desde muito novo pelo mediterrâneo, Ásia Menor, países do Oriente e especialmente pelo al-Andalus. Percorreu o Algarve, antigo Garb al-Andalus, de que deixou valiosas descrições de alguns dos seus principais núcleos populacionais, como Cacela. Foi também esse legado ao nível do conhecimento do Algarve durante o período islâmico que se pretendeu aprofundar.

 

O referido livro é uma edição da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António e da Fundação al-Idrisi Hispano-Marroquina.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *