Cultura, Trofa

“Estendal Poético” com a participação de centenas de crianças inaugurou Semana da Poesia 2011 na Trofa

Começaram ontem, na Trofa, as comemorações da Semana da Poesia 2011, promovidas pela Câmara Municipal da Trofa, em parceria com os Agrupamentos de Escolas do Concelho, com a Escola Secundária, com as Câmara Municipais da Área Metropolitana do Porto e com a população do Município da Trofa.

 

A semana dedicada à poesia e no seu Dia Mundial a Autarquia Trofense promoveu o “Estendal Poético” pelas 10h00 na Casa da Cultura, com a participação dos alunos do 3º ano da Escola da Lagoa. As comemorações continuaram, no Parque Nossa Senhora das Dores com a largada de balões com poemas, “Até onde Vai a Poesia”, com a participação dos alunos do 4º ano das escolas Giesta 1, Muro, Quereledo e Paranho. Os alunos do 4º ano das escolas de Giesta 1 e Muro participaram, ainda, no “Estendal Poético” que se realizou nos Paços do Concelho.

 

O Dia Mundial da Poesia continuou com a “Carreira Poética”, que se traduziu na Recitação de Poesia na Casa da Cultura da Trofa, na Câmara Municipal – pólos I e II, no café “Pessoa”, no Lar da Santa Casa da Misericórdia e na Associação ASAS.

 

Para esta noite, a Autarquia Trofense organiza uma “Tertúlia Poética” com início às 21h00, no Auditório da Junta de Freguesia de Santiago de Bougado, tendo como poetas convidados Sara Canelhas, Teresa Tudela, Amadeu Baptista, Aurelino Costa, Daniel Maia-Pinto Rodrigues, Jorge Velhote, Paulo Nogueira e Carlos Carneiro na guitarra portuguesa.

 

A Trofa continua a ser a capital da poesia até 26 de Março. No dia 22 de Março a “Poesia na Escola” chega à Escola Secundária da Trofa com o “Estendal Poético” e com a acção “Poesia Porta a Porta”, onde serão colocados poemas em todas as portas das salas e ainda os “Jograis”, iniciativa que vai levar os alunos às salas a declamar poesia.

 

No dia 23 de Março, o Agrupamento Vertical do Coronado e Covelas recebe a acção “Vamos Semear Poesia”, onde estará incluído a construção com poemas de flor gigante – “Folhas e Gotas”, uma “Feira do Livro”, com um recital de poesia e ainda “Poemas Musicados” na Biblioteca.

 

A 24 de Março, as “Imagens Poéticas” vão invadir o Agrupamento Vertical do Castro com a criação de um “Painel com trabalhos poéticos feitos por alunos e Encarregados de Educação”, um “Sarau Poético”, uma “Exposição Fotográfica” dos alunos do 3º Ciclo e ainda uma “Apresentação de trabalhos” em torno de livros lidos pelos alunos do pré-escolar.

 

A 25 de Março, a iniciativa “A Poesia Está no Ar” chega ao Agrupamento Vertical da Trofa com o “Estendal Poético na Escola”, com momentos de “Poesia dramatizada” e com a realização de um “Chá poético” que contará com a presença de professores aposentados e que terá ainda “Apresentação de Livros”.

 

A Semana dedicada à Poesia na Trofa chega ao fim no dia 26 de Março com o Concerto de Encerramento, protagonizado pelos Meninos Cantores do Município da Trofa, que subirão ao palco, pelas 21h30, no Salão Paroquial de Santiago de Bougado com a actuação “TRAVA LENGAS LENGA LÍNGUAS”.

 

Todas estas iniciativas preparadas pela câmara Municipal da Trofa, no âmbito da Semana da poesia 2011, visam promover e divulgar a poesia e a cultura portuguesas, contando sempre como envolvimento das escolas do concelho, bem como da população em geral.

 

 

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *