Lousã, Sociedade

VI Festival Gastronómico do Cabrito em Lousã

Tendo como objectivo dar continuidade ao trabalho de promoção das potencialidades do concelho, aliado ao saber fazer e dedicação dos restaurantes aderentes, a Câmara Municipal da Lousã irá promover, de 31 de Março a 03 de Abril, o VIº Festival Gastronómico do Cabrito.

 

Confeccionado de diversas formas e com variados acompanhamentos, o cabrito marca presença à mesa de toda esta região, estando o seu consumo em clara expansão.

 

Neste Festival Gastronómico, são dez os restaurantes aderentes, nomeadamente Adega da Villa, Borges, O Burgo, Casa Velha, A Copa, O Gato, Meta dos Leitões, São Paulo, Tó dos Frangos e a Viscondessa. As ementas foram preparadas tendo por base a intenção de privilegiar os pratos tradicionais de cabrito mas, também, a necessidade de inovação e de adaptação deste género às novas solicitações.

 

As sobremesas, a exemplo dos Festivais anteriores, são produzidas com base em produtos endógenos do Concelho, nomeadamente a castanha e o Mel DOP Serra da Lousã, o Licor Beirão e a pastelaria tradicional.

 

Para o Presidente da Câmara, Fernando Carvalho, “A Autarquia entende que a gastronomia é um factor de atracção importante que, no seguimento da política definida para o Turismo, importa explorar, recuperando os hábitos e costumes da população.” Fernando Carvalho destaca ainda “a motivação, mobilização e interesse demonstrado pelos empresários e profissionais de hotelaria e restauração do concelho que participam nos diversos festivais e iniciativas promovidas pela Câmara Municipal”.

 

Esta iniciativa é organizada em parceira com a ACIC, no âmbito do Projecto SIAC, sendo co-financiada pelo Mais Centro, QREN e União Europeia estando previstas algumas acções de envolvimento do comércio local.

 

No seguimento do que tem acontecido nos diversos Festivais Gastronómicos promovidos pela Autarquia, esta iniciativa é apoiada pelo Licor Beirão, Cooperativa Lousãmel e Fábrica de Pastelaria São Silvestre.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *