Educação, Lamego, Sociedade

Programa de Educação Parental aproxima pais e filhos em Lamego

Doze famílias do concelho de Lamego integram voluntariamente o Programa de Educação Parental que visa reforçar as relações entre pais e filhos desenvolvendo estratégias que reduzam o mau comportamento da criança em casa, na escola e com os colegas. Até ao momento, as famílias têm acolhido com “entusiasmo e interesse” esta iniciativa que também procura aprofundar junto dos pais o conhecimento sobre a educação e promover o bem-estar emocional da criança nos contextos escolar e familiar.

Com uma duração prevista de doze semanas, o Programa de Educação Parental de Lamego é orientado pelo projecto Escolhas d´Ouro que considera a implementação desta medida no terreno “uma necessidade urgente e prioritária neste concelho, apenas possível graças ao trabalho em rede de todos os parceiros”, incluindo a Câmara Municipal de Lamego. Com base na Psicologia Positiva, ambiciona alcançar comportamentos/ atitudes positivas, de forma a potenciar as aptidões parentais valorizando a dinâmica familiar.

O Programa de Educação Parental Mais Família, Mais Criança que está neste momento a auxiliar as famílias do concelho de Lamego é da autoria de Maria Filomena Gaspar, docente na Universidade de Coimbra. Entre outros objectivos, apoia os pais a compreenderem melhor o desenvolvimento e a aprendizagem dos seus filhos.

O Projecto Escolhas D´Ouro assenta no trabalho de parceria efectiva dinamizado por várias entidades locais – Câmara Municipal, APITIL, Santa Casa da Misericórdia, Comissão de Protecção de Crianças e Jovens em Perigo, Junta de Freguesia de Almacave e Agrupamento Vertical de Lamego. O trabalho diário desenvolvido por esta rede de instituições promove o sucesso escolar e a prevenção do abandono precoce do ensino, bem como a promoção do desenvolvimento integral das crianças e jovens de contextos socioeconómicos desfavorecidos do concelho.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *