Cultura, Reguengos de Monsaraz

Gilberto Yañez pinta ao vivo na vila medieval de Monsaraz

A Casa Monsaraz, na vila medieval de Monsaraz, vai receber entre os dias 19 de Março e 15 de Maio, uma exposição/atelier de pintura de Gilberto Yañez. Nesta iniciativa do Município de Reguengos de Monsaraz e integrada no Ciclo de Exposições Monsaraz Museu Aberto, o artista espanhol vai estar a trabalhar ao vivo de quinta-feira a domingo, entre as 10h e as 18h.

Gilberto Yañez é um autodidacta que há dois anos trocou a cidade de Barcelona (Espanha) pela vila de Monsaraz, após duas décadas de trabalho na área da maquilhagem no mundo da moda e da publicidade. Há seis anos, o artista começou espontaneamente a pintar a óleo, sem nunca ter tido contacto com a arte.

“Assim comecei com os meus auto-retratos que expressam os meus momentos de mudança e crise. Mais tarde quis copiar quadros de artistas consagrados que me inspiravam e transmitiam o que necessitava projectar e que para além disso me serviram de escola”, diz Gilberto Yañez.

Quando chegou a Monsaraz, o artista afirma “não sabia o que fazer, mas um dia surgiu a ideia de pintar os meus amigos, pessoas com quem trabalhei tantas vezes e que têm valor para mim. Porque não transformá-los em anjos? Desta forma unia os aspectos que sempre me provocaram conflito, o espiritual e o mundano, sempre presentes na minha vida. Aqui e agora inicio esta nova etapa que, espero, me ajude a compreender-me melhor e ao mundo que me rodeia.”

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *