Cultura, S. João da Madeira

Poesia na Corda de S. João da Madeira “contagia” Área Metropolitana do Porto

Partindo de uma ideia desenvolvida ao longo das 9 edições já realizadas da Campanha Poesia à Mesa de S. João da Madeira, os 16 municípios da Área Metropolitana do Porto (AMP) assinalam o Dia Mundial da Poesia (21 de Março) com um “Estendal Poético”.

Aí vão estar “pendurados” – à semelhança da “Poesia na Corda” sanjoanense – numerosos poemas seleccionados por toda a AMP, iniciativa complementada, às 11h00, com a actividade Sintonia Poética, que consiste na leitura simultânea de poesia nos concelhos abrangidos.

No caso de S. João da Madeira, o local para essa declamação de poemas é o espaço ajardinado em frente à Biblioteca Municipal, edifício que recebe nessa mesma segunda-feira, às 18 horas, uma tertúlia de poetas sanjoanenses, que encerra o programa deste ano da Campanha Poesia à Mesa.

Antes, porém, realiza-se ainda, nos Paços da Cultura, uma conferência intitulada “A Poesia e o elogio da inteligência”. Com início às 15h30, terá como orador o professor Doutor Dionísio Vila Maior. Serão abordadas questões relacionadas com o ensino da leitura de Poesia, assim como sobre a produção poética e os fundamentos que se encontram subjacentes às perguntas: “Porquê ler poesia? “Porquê escrever poesia?”.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *