Oliveira de Azeméis, Sociedade

Município avança com a caracterização do voluntariado em Oliveira de Azeméis

As comemorações do Ano Europeu do Voluntariado (AEV) em Oliveira de Azeméis serão essenciais para «criar um ambiente propício ao aparecimento de novos voluntários e em proporcionar meios aos que trabalham nessa área», afirmou o presidente da autarquia, Hermínio Loureiro.
«Estou confiante de que no final deste ano o município terá mais pessoas a servir o voluntariado ajudando a construir uma sociedade mais justa e solidária e onde todos tenham as mesmas oportunidades», disse o autarca na apresentação do programa.
As actividades, que arrancam a 26 de Março e terminam, a 10 de Dezembro, resultam de uma parceria entre a autarquia e a Rede Social local e envolvem, inicialmente, a caracterização do voluntariado no concelho através de um trabalho conjunto com as juntas de freguesias.
Segundo Hermínio Loureiro, «só conhecendo a realidade, o número de voluntários e as áreas onde actuam é que podemos actuar e melhorar a actuação no terreno e definirmos novas estratégias e parcerias». A autarquia pretende «marcar a diferença» até ao final de 2011 apresentando um «programa ambicioso» onde os objectivos principais passam por criar um «ambiente propício ao voluntariado», apoiar as instituições, reconhecer o trabalho dos voluntários e das organizações e «despertar a consciência das pessoas para a importância de servir a comunidade».
Segundo Gracinda Leal, vereadora da acção social, as metas envolvem também a formação, a qualificação dos voluntários e a criação de novas parcerias.
«É hábito em Oliveira de Azeméis fazer dos desafios europeus desafios locais e nesse sentido definimos um programa que procura o envolvimento de toda a comunidade e instituições na promoção do voluntariado e no enquadramento de todas as gerações em acções voluntárias de interesse social e comunitário», afirmou.
O programa está assente no «Tour do Voluntariado Sê voluntário, Faz a diferença», acção que percorrerá as 19 freguesias do concelho dando visibilidade e promovendo o trabalho dos voluntários através de exposições, colóquios, palestras, seminários, workshops e acções de formação.
As actividades desenvolvidas, testemunhos e propostas de acção farão parte do «puzzle» do AEV que será preenchido à medida que o «Tour» percorre as freguesias.
O plano municipal envolve ainda «Dias municipais» de acção voluntária em escolas, associações e instituições com o objectivo de envolver dirigentes, sócios, utentes, professores, alunos, pais, funcionários, empresários e comunidade.
O programa inclui também uma acção de formação, promovida pelo Banco Local de Voluntariado de Oliveira de Azeméis, e o envolvimento da população sénior através do programa «Entremãos» no âmbito do qual serão feitos ainda estudos sobre a sua atitude e motivação para acções voluntárias.
A autarquia vai abrir, junto das instituições, um programa de financiamento destinado a projectos promotores de voluntariado visando a melhoria da qualidade das intervenções.
Os alunos do 10º, 11º e 12º anos de escolaridade serão envolvidos no programa municipal através do Espaço SMS «Somos mais solidários». Em Outubro o município promove a iniciativa «AzeméiSocial», uma mostra dos projectos desenvolvidos e virada para acções de sensibilização.
O balanço do «Tour do Voluntariado» será feito a 10 de Dezembro na sessão de encerramento do programa municipal.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *