Cultura, Santa Maria da Feira

Boas práticas para a promoção da leituradebatidas em conferência na Biblioteca de Santa Maria da Feira

A Câmara Municipal de Santa Maria da Feira promove, dia 26 de Abril, a partir das 09h30, a primeira biblioconferência “Leituras (a) meias”, no auditório da Biblioteca Municipal. Uma jornada de conferências e apresentações temáticas, dedicadas às boas práticas para a promoção da leitura.

A sessão de abertura contará com as intervenções de Alfredo Henriques, presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, Jorge Oliveira, da Direcção Regional de Educação Norte, e Elisabete Carvalho, do Programa da Rede de Bibliotecas Escolares. As intervenções serão precedidas por um momento cultural pela EB 2,3 de Milheirós de Poiares.

“Da criança ágrafa ao leitor autónomo – leituras motivadoras ” é o tema da primeira conferência temática, cuja apresentação estará a cargo de Rui Veloso, professor aposentado que desenvolve trabalhos na área da formação de professores. Segue-se a conferência plenária “A geração digital e os novos paradigmas de acesso à informação”, por Evandro Gomes, do Agrupamento de Escolas Bento Carqueja, em Oliveira de Azeméis. Carla Tavares, da Direcção Regional do Norte, modera as duas intervenções da manhã.

A tarde inicia com uma actuação, pelas 14h30, do coro infantil do Programa de Apoio à Família do ensino pré-escolar e 1º ciclo do Ensino Básico do concelho de Santa Maria da Feira. Segue-se a apresentação de um momento de leitura encenada, intitulado “Duetos Improváveis em Terras de Santa Maria”, pelo Núcleo Pedagógico da Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira.

Pelas 15h15 será apresentada a última conferência plenária do dia, que terá como tema “Uma bela equação: Livro – Nós – Desejo de Leitores” (ou, formulando de outra maneira, quando o livro é um desejo concedido por nós”, por Dora Batalim SottoMayor”, da Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa, com moderação de Elisabete Carvalho, coordenadora interconcelhia de bibliotecas escolares. Segue-se um espaço de debate.

A encerrar o encontro, pelas 16h30, a EB 2,3 de Arrifana apresenta um momento cultural seguido da intervenção do coordenador da Equipa de Apoio às Escolas de Entre Douro e Vouga, Jorge Oliveira, bem como Cristina Tenreiro e Teresa Vieira, vereadoras dos pelouros da Educação, Cultura, Desporto e Juventude, e Turismo, Biblioteca e Museus, respectivamente, responsáveis pela organização deste encontro, através da Rede Concelhia de Bibliotecas Escolares de Santa Maria da Feira.

Para mais informações e inscrições, os interessados devem contactar a Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira, através do telefone 256 377 030 ou e-mail biblioteca@cm-feira.pt.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *