Santa Maria da Feira, Sociedade

Conferência sobre endividamento excessivo em Santa Maria da Feira

Para assinalar o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira realiza, dia 22 de Março, a partir das 14h00, no auditório da Biblioteca Municipal, uma conferência que visa sensibilizar para os riscos do endividamento excessivo e apontar possíveis caminhos a seguir para resolução deste problema. A participação é gratuita.  

“Endividamento excessivo, recurso à insolvência pessoal e poupança” é o primeiro tema desta conferência e será apresentado por Ana Passos, economista e responsável pelo Gabinete de Apoio do Sobreendividado da Delegação Regional do Norte da DECO – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor.  

Segue-se a apresentação do tema “Quando a situação se complica: como agir em caso de penhora ou situação de contencioso”, por Marta Gil Costa, jurista da DECO. 

A Associação Nacional de Direito ao Crédito também estará presente nesta conferência, com a apresentação do tema “Caminhos de Esperança: Microdrédito”, pela economista Joana Afonso. Posteriormente, será apresentado um caso prático de sucesso, após recurso ao microcrédito: “Gil Valadares, Seguros, Contabilidade e Condomínio”. A conferência termina com um espaço de debate.  

Celestino Portela, vereador do pelouro de Administração, Finanças e Desenvolvimento Económico fará  a sessão de abertura da conferência. Alfredo Henriques, presidente da Câmara Municipal, encerra o encontro.  

Gabinete de Apoio ao Sobreendividado

Refira-se que, desde 31 de Janeiro de 2011, o Centro de Informação Autárquico ao Consumidor (CIAC) de Santa Maria da Feira tem em funcionamento um Gabinete de Apoio ao Sobreendividado (GAS), que promove um atendimento personalizado aos munícipes, sempre na última segunda-feira de cada mês, mediante agendamento prévio. 

Este novo serviço, gratuito, resulta de um protocolo celebrado entre a Câmara Municipal e a DECO, com o objectivo de apoiar os consumidores que pretendam recorrer ao crédito e acompanhar os que já se encontram em situação de sobreendividamento, renegociando os créditos e tentando impor aos consumidores mecanismos de autocontrolo dos seus gastos diários.  

Para mais informações, os interessados devem contactar o CIAC através da Linha Verde 800 203 194 ou e-mail ciac@cm-feira.pt.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *