Póvoa de Varzim, Sociedade

Caça-pastilhas – mais uma aposta do município pelo bom ambiente – P. Varzim

Por uma “Cidade Limpa + Bonita”, o município da Póvoa de Varzim aderiu à Caça-pastilhas, técnica inovadora de remoção de pastilhas elásticas.
A máquina já se encontra em utilização, por um funcionário da autarquia, em passeios e ruas pedonais da cidade.
A Caça-pastilhas remove a poluição causada pelas pastilhas elásticas através de um sistema com elevada temperatura, baixa pressão e um agente de limpeza biodegradável único, usando uma quantidade muito pequena de água por dia.
A aquisição deste novo equipamento irá contribuir para a limpeza e embelezamento das ruas através de um processo com reduzido impacto ambiental e económico.
A Câmara Municipal deixa o apelo aos cidadãos para que colaborem nesta acção e não deitem pastilhas elásticas para o chão.
Este é mais um investimento do município, que recentemente adquiriu também duas viaturas de recolha de resíduos sólidos urbanos, em prol do bom ambiente.
Recorde-se que o esforço desenvolvido pela autarquia na limpeza pública da cidade já foi reconhecido em 2008 com a atribuição do prémio Cidades Limpas. Este galardão só veio confirmar o que é feito em várias vertentes, de que são apenas alguns exemplos a aposta na educação ambiental ou no melhoramento/implantação de infra-estruturas, e que permitem afirmar que a Póvoa de Varzim é “um concelho de Bom Ambiente”.
O Programa Ambiental do município é uma realidade que actua em várias dimensões desde as campanhas de informação e sensibilização às iniciativas de redução e reutilização de resíduos e limpeza. Limpar o Mundo, Limpar Portugal; Agenda 21 Local; Racionalização do consumo de água; Acondicionamento correcto de resíduos; Roupão; Projecto Terra à Terra; Parque do Gorgolito; Recolha de papel e cartão nos serviços municipais; várias medidas pró-ambiente dirigidas às áreas da comunicação (interna e externa) e administrativa da autarquia e o serviço de educação ambiental do Pelouro do Ambiente que dirige acções de sensibilização nas escolas são algumas das acções desse programa.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *