Turismo

Turismo do Norte cresce em panorama nacional de recessão

Apesar da evolução negativa da generalidade dos indicadores turísticos nacionais e regionais, o desempenho do Porto e Norte destaca-se pela positiva, com um crescimento transversal a todos os indicadores, à excepção dos proveitos totais.

Segundo dados do INE sobre a actividade turística de Janeiro de 2011, a região registou um crescimento de 4,7% no total de dormidas relativamente a 2010, o que representa 240.000 dormidas, face ao decréscimo de -1,4% no registo nacional. Também a taxa de ocupação registou um ligeiro aumento, na ordem dos 0,7%. O acréscimo nestes indicadores aconteceu somente em duas regiões nacionais.

O Porto e Norte apresentou também uma evolução positiva ao nível dos proveitos por aposento (2%), que ascenderam aos 8 milhões de euros, apesar do decréscimo de -1,6% nos proveitos totais. A média nacional apresentou quebras de -5,2% e -6,8% nos dois indicadores, respectivamente.

À excepção da interrupção registada em Novembro de 2010, a região Norte conserva o crescimento homólogo nas dormidas. O Porto e Norte inaugura 2011 como encerrou 2010 – com indicadores de uma excelente prestação a nível nacional.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *