Cantanhede, Sociedade

Município promove uma Semana da Floresta 2011 – Cantanhede

No âmbito das comemorações do Ano Internacional das Florestas – 2011, proclamado pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), o Município de Cantanhede, através do Gabinete Técnico Florestal do Serviço Municipal de Protecção Civil, Recursos Naturais e Trânsito, organizou um conjunto de actividades para assinalar o Dia Mundial da Floresta (21 de Março) e o Dia Mundial da Água (22 de Março).

As iniciativas previstas decorrerão de 21 a 25 de Março no decurso da Semana da Floresta – 2011, tendo como principais objectivos a sensibilização da população mais jovem para questões relacionadas com a gestão sustentável de todos os tipos de florestas e outros recursos naturais, factor indispensável à garantia de bons padrões de qualidade de vida das gerações presentes e futuras.

Colaboram no desenvolvimento do programa previsto a Autoridade Florestal Nacional, Instituto de Conservação da Natureza e Ambiente, Organização Florestal Atlantis, INOVA-EEM, Bombeiros Voluntários de Cantanhede, Guarda Nacional Republicana – Serviço de Protecção da Natureza e Ambiente e a equipa de Sapadores Florestais da Junta de Freguesia da Tocha.

A edição deste ano envolve a participação de mais de 500 crianças e jovens de escolas do Concelho em acções teóricas e práticas de carácter pedagógico, com enfoque na formação acerca dos comportamentos individuais e colectivos que devem ser adoptados para garantir a conservação dos recursos florestais e dos recursos hídricos, bem como, de um modo geral, a preservação da natureza, da biodiversidade e da qualidade ambiental.

Do programa é de relevar a actividade Vamos Passear nos Bosques, a realizar em 21 de Março, uma visita guiada e interpretativa à mata do Perímetro Florestal das Dunas de Cantanhede que permitirá aos alunos verificar a importância da vegetação local e da arborização efectuada que permitiu a fixação das areias do litoral. Durante o percurso, monitores farão o devido enquadramento técnico desta que foi uma das obras mais notáveis da engenharia florestal, através da qual foi possível assegurar protecção a casas e terrenos agrícolas das areias e dos ventos salgados, o que contribuiu para a valorização florestal e agrícola de importantes áreas litorais que anteriormente eram areais desertos e improdutivos.

No dia seguinte será desenvolvida uma acção intitulada Conhecer a Ribeira, Conservá-la a Vida Inteira, visando sensibilizar as crianças para a necessidade de protecção dos sistemas ribeirinhos. No decurso de visitas às ribeiras de Ançã e da Varziela os agentes pedagógicos envolvidos farão uma abordagem técnica e científica a destacar a função fundamental dos ecossistemas aí existentes com dinamismos e complexidades próprias, sobretudo pela sua capacidade de suporte de populações vegetais, animais e humanas.

Finalmente, encerra a Semana da Floresta – 2011 a palestra Floresta Amiga, sessão que contará com a presença dos alunos dos oitavos anos de escolaridade da C+S de Cantanhede, escola sede do Agrupamento Marquês de Marialva. Durante a tarde, no auditório da Biblioteca Municipal, técnicos do Gabinete Técnico Florestal do Município de Cantanhede, do Instituto de Conservação da Natureza e da Biodiversidade, da Organização Florestal Atlantis e da Autoridade Florestal Nacional vão promover o debate de questões em torno da importância da árvore e do espaço florestal enquanto recurso natural renovável, promovendo o seu reconhecimento como um ecossistema de primeira importância para a produção de bens e prestação de serviços de indiscutível valor quer do ponto de vista ambiental quer ao nível económico.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *