Cultura, Santo Tirso

Apresentada a edição 2011 de «a poesia está na rua» – Santo Tirso

Acaba de ser apresentada publicamente a edição 2011 (“Nove Semanas & Meia”) de “A Poesia Está Na Rua”, evento cultural organizado anualmente pela Câmara Municipal de Santo Tirso para promover a POESIA no concelho.

A cerimónia decorreu no Café Del Rock (um dos parceiros locais que aderiu à iniciativa) e contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Castro Fernandes, da Vereadora da Cultura, Júlia Godinho, do Comissário Artístico Alberto Serra, do presidente da Associação Comercial e Industrial de Santo Tirso, João Moreira, de vários e habituais “dizedores” de poesia do concelho e de muitos “parceiros locais” que se quiseram associar à iniciativa.

Este ano o tema de “a poesia está na rua” inspira-se num clássico do cinema erótico (justamente “Nove Semanas e Meia”) pelo que, durante 66 dias, Santo Tirso vai acolher entre o dia 21 de Março (arranque da iniciativa, assinalando o dia mundial da poesia) e o dia 25 de Maio (término da acção) múltiplas actividades, em poesia ou em prosa, eventualmente eróticas.

Neste encontro erótico em Santo Tirso, há uma personagem invisível mas sempre activa, a imaginação, e uma imensidade de convidados e participantes, a começar por Albano Martins (o escritor que será homenageado em 2011 pelos seus 80 anos de idade e 60 de andanças literárias), passando por Mário Augusto (a quem coube seleccionar os nove filmes eróticos a passar durante o evento), Casimiro de Brito (poeta e tradutor que testemunhará a sua vivência na arte), Marta Crawfort (que conduzirá uma “conversa sem tabus”) e o sempre imprevisível Rui Zink (que vai demonstrar como é que o erotismo “contaminou” as artes).

Depois de “A Poesia Está na Rua” (2004, com homenagem ao poeta António Ramos Rosa), de “A Poesia e o Surrealismo” (2005, com homenagem ao poeta Artur do Cruzeiro Seixas), de “A Poesia faz bem à Saúde” (2006, com homenagem ao poeta Manuel António Pina), de “A Fé na Poesia” (2007, com homenagem ao poeta José Tolentino de Mendonça), de “Ofício de Poeta” (2008, com homenagem ao poeta António Osório), de “Pano Pramangas” (2009, com a homenagem ao poeta A. M. Pires Cabral), de “Humor com Humor se Paga” (2010, com a homenagem à poeta Rosa Alice Branco), segue-se agora “Nove Semanas & Meia” com a homenagem ao poeta Alabano Martins.

Em anexo envio-vos pequenos extratos do que disseram Castro Fernandes, Júlia Godinho e Alberto Serra, uma foto alusiva à cerimónia, e ainda, o programa de 21 de Março, dia em que arranca “Nove Semanas e Meia” e se assinala, simultaneamente, o Dia Mundial da Poesia.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

3 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *