Póvoa de Lanhoso, Sociedade

Quase concluídos os trabalhos de nova Rotunda na Avenida da República – Póvoa de Lanhoso

Estão praticamente concluídos os trabalhos referentes à construção de uma rotunda na concordância da Avenida da República com a Estrada Nacional (EN) 205, na Vila da Póvoa de Lanhoso. A circulação automóvel naquele local já se processa de acordo com esta opção rodoviária.
Com esta Rotunda, pretende-se resolver a ligação da Avenida da República (assumida como a “porta de entrada” da Vila da Póvoa de Lanhoso”) com duas faixas de rodagem e separador central, com a EN 205. Esta é uma intervenção que vem facilitar o escoamento de tráfego e minimizar os acidentes que aí ocorrem com frequência. Ao mesmo tempo, permite uma nova imagem para um dos acessos à Vila. O valor total desta intervenção é de 147 mil 951 euros (valor sem IVA).
A construção desta Rotunda faz parte de um conjunto de três intervenções distintas que estão previstas no âmbito de uma operação designada por “Redução de Pontos Negros ao Longo da EN 205 – Póvoa de Lanhoso”, que envolve um investimento elegível de 327 mil 35 euros e uma comparticipação comunitária de 261 mil 628 euros (correspondente a 80% de financiamento). A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso suportará uma verba de 65 mil 407 euros.
Este é um projecto prioritário para a Autarquia que pretende, assim, promover a segurança e reduzir a sinistralidade rodoviária numa das mais importantes vias de acesso ao centro da Vila. É constituído por mais duas intervenções: “Criação de passeios e baía de paragem de autocarros na EN 205” e “Requalificação de um troço da Avenida 25 de Novembro (EN 205)”.
 Estas melhorias irão permitir resolver diversas situações constrangedoras no concelho e ainda uma melhor articulação com os territórios envolventes.
 De referir ainda que a operação designada por “Redução de Pontos Negros ao longo da EN 205 – Póvoa de Lanhoso” é um projecto de redução pontos negros em alguns importantes troços da EN 205 que atravessa a Vila da Póvoa de Lanhoso e que constitui uma das principais vias do concelho, ligando-o a diversas freguesias e aos concelhos de Guimarães, Braga, Braga e Vieira do Minho.
Com as intervenções previstas e executadas, as ligações intra-regionais serão melhoradas, para além da própria circulação interna intra-freguesias. Trata-se de um projecto que contribuirá para reduzir a sinistralidade num dos mais importantes itinerários estruturantes do concelho da Póvoa de Lanhoso.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *