Sociedade, Vila do Bispo

Curso de Gastronomia “Sabores Vicentinos“ em Vila do Bispo

O restaurante “Os Gambozinos” Martinhal Beach Resort & Hotel, em Sagres, recebe de 14 a 30 de março, “Sabores Vicentinos”, curso de gastronomia tradicional algarvia, promovido pela Câmara Municipal de Vila do Bispo.

O curso é composto por dois módulos, “cozinha regional” e “vinhos regionais”, onde irão participar 20 formandos do ramo da restauração do município.

A formação terá  a duração total de 21 horas, onde o módulo de cozinha regional, será composto por 15 horas de formação prática e o módulo de vinhos regionais por 6 horas, das quais 3 horas corresponde a aulas teóricas e as outras 3 horas a aulas práticas, com prova de vinhos.

No módulo de cozinha regional serão desenvolvidas técnicas de confecção de pratos regionais de peixe, marisco, carne e aves nomeadamente: feijoada de búzios, arroz de polvo, açorda de bacalhau, arroz de mexilhão, caldeirada à moda de Sagres, xarém de mexilhões, javali estufado, ensopado de borrego, lombinho de porco recheado com figos e amêndoas, feijão com couve, entre outros.

No módulo de vinhos regionais pretende-se que os formandos adquiram conhecimentos sobre vinho, nomeadamente as regras do serviço, temperaturas adequadas e acondicionamento do mesmo e ainda adquirir conhecimentos sobre a degustação de vinhos, principalmente as técnicas de prova e roda de aromas e conhecer os vinhos regionais do Algarve.

Dotar os participantes de conhecimentos sobre as tradições alimentares do concelho, relacionadas com os produtos utilizados e métodos de confecção, de forma a incentivar a inclusão de pratos tradicionais nas ementas dos restaurantes do município são alguns dos objetivos desta iniciativa. Pretende-se ainda que os participantes adquiram noções sobre serviço e prova de vinhos, bem como que conheçam os vinhos regionais, fomentando assim a sua introdução nas cartas dos vinhos dos restaurantes locais.

Esta iniciativa conta com o apoio do Martinhal Beach Resort & Hotel e do Intermarché Contact – Sagres.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *