Cultura, Évora

Brincas de Carnaval actuaram na Praça de Sertório em Évora

Dois grupos de Brincas de Carnaval actuaram esta semana na Praça de Sertório, em Évora, tendo apresentado cumprimentos à Câmara Municipal. A recebê-los, em nome da autarquia eborense, esteve a Vereadora da Cultura, Cláudia Sousa Pereira. 

A Câmara Municipal de Évora vem apoiando ao longo dos últimos anos os grupos de Brincas que apresentam os seus “fundamentos” e as suas “brincadeiras” no concelho, tendo este ano animado a Praça de Sertório (frente aos Paços do Concelho) o Grupo de Brincas de Carnaval da Casa do Povo de Canaviais, com o fundamento “Quinta Assaltada”, da autoria de Raimundo José Lopes e o Grupo de Brincas de Carnaval do Rancho Folclórico “Flor do Alentejo”, com o fundamento “As Encantadas”, também da autoria de Raimundo José Lopes. 

Estas duas Brincas deslocaram-se também, ao longo de toda a quadra festiva, a vários lugares e freguesias do concelho, tendo inclusive actuado na Praça de Giraldo. 

As Brincas representam uma manifestação artística de cariz popular, constituída por quase duas dezenas de elementos vestidos a rigor, que geram toda uma animação com a declamação de poesias, execuções cénicas e musicais, trazendo também uma trupe de palhaços, peça fundamental nas festividades carnavalescas, sempre dispostos a brincar e a animar a população.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *