Cantanhede, Cultura

3 em 1 na Casa Municipal da Cultura de Cantanhede

3 em 1 é o título que sintetiza o carácter diversificado das colecções que estão patentes ao público na Casa Municipal da Cultura de Cantanhede até 30 de Abril.

Ecos do Passado é uma exposição constituída por maquetas de edifícios e casas com valor patrimonial habilidosamente construídas por mestre Carlos Garcia. Reconhecido pela sua actividade de intervenção cultural no campo da etnografia, o autor apresenta minuciosas réplicas de madeira de alguns dos mais significativos exemplos da arquitectura da Cidade de Cantanhede. 

De nós e… para nós é resultado de um ano de trabalho de vinte alunos do ateliê Mundinho d’Arte, que, sob orientação da artista plástica Carla Ferreira, elaboraram as cerca de quatro dezenas de obras expostas.

“Aprender a ver, aprender a ler e aprender a realizar” é o lema da actividade desenvolvida naquela pequena academia artística dinamizada pela pintora cantanhedense. Neste âmbito, alunos dos 8 aos 67 anos deslocam-se semanalmente ao Mundinho d’Arte para aprenderem a exprimirem-se pela cor e pela forma, dando liberdade à sua criatividade. Segundo Carla Ferreira, “por todo o empenho e satisfação pessoal com que elaboram os seus trabalhos, o título da exposição não poderia ser outro que “De nós e … para nós”, mas contando que o resultado dessa enriquecedora experiência possa ser apreciada por muita gente na Casa Municipal da Cultura de Cantanhede. 

A última vertente de 3 em 1 é  uma grande colecção de Porta-Chaves de João Paulo Vidal, coleccionador cantanhedense que acalenta o desejo de inscrever no Guiness – Livro dos Recordes o resultado de muitos anos dedicados a reunir todos os tipos de exemplares desta área do coleccionismo. Constituída por parte dos cerca de 25.000 exemplares, a exposição visa divulgar a colecção e incentivar os visitantes a ajudarem o coleccionista a aumentar ainda mais o número de peças para concretizar o seu objectivo.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *