Cultura, Évora

Tertúlias em Évora comemoram a República

Continuando a comemorar o primeiro centenário da República Portuguesa, a Câmara Municipal de Évora promove, em parceria com outras instituições da cidade, um ciclo de tertúlias centrado sobre a vida cultural desta cidade. 
 
Trata-se de um conjunto de cinco iniciativas sobre outros tantos temas fundamentais da vida cultural de Évora. Decorrerão entre Março e Junho deste ano. A música, o teatro, a leitura, o património cultural e a capacidade de realização colectiva, são os temas a debater com os cidadãos que aceitarem o convite para “viagens dialogadas” de cerca de duas horas cada, entre o ambiente da primeira República e os dias de hoje”
 
São coorganizadores destas iniciativas, para além da CME, o Departamento de Música da Universidade de Évora, o CENDREV, o Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras de Lisboa, a Biblioteca Pública de Évora, o IMC – Instituto dos Museus e da Conservação; o Museu de Évora, e as sociedades eborenses Joaquim António d’ Aguiar, Dramática, e Harmonia.
 
A primeira tertúlia realiza-se já no próximo dia 16 de Março, quarta-feira, pelas 18 horas, na Sala dos Espelhos do Colégio Mateus d’ Aranda. Centrada sobre a Música, contará com a dinamização de José Bettencourt, Ana Telles, Liliana Bizineche e Mauro Dilema (Universidade de Évora), Miguel Costa (antropólogo) e Gil Salgueiro Nave (Associação Do Imaginário).
 
A segunda tertúlia agendada para 28 de Março, pelas 18 horas, terá lugar no Salão Nobre do Teatro Garcia de Resende. Associada às comemorações do dia do Teatro (27 de Março) contará com a participação de Luiz Francisco Rebello, Ana Isabel Vasconcelos, e Rui Pina Coelho. Vários actores do CENDREV vão contribuir com a leitura de textos da época. “O teatro na República: os textos e os espaços” é o mote para este encontro.
 
A terceira tertúlia é dedicada às Bibliotecas e será realizada no dia 20 de Abril, às 18 horas, na Biblioteca Pública de Évora. José António Calixto, Henrique Barreto Nunes, Jorge Couto, Maria José Moura e José Furtado, serão os condutores desta viagem dialogada entre os tempos de 1910 e os nossos dias.
 
Os Museus são o tema da quarta tertúlia, que terá lugar no dia 19 de Maio, pelas 20 horas, no Museu de Évora. António Camões Gouveia, Fernanda Rolo, Raquel Henriques da Silva, Joaquim Oliveira Caetano e José Alberto Seabra de Carvalho serão os dinamizadores da conversa sobre o Património Cultural e Artístico e os Museus na Primeira República.
 
A última tertúlia versará sobre a importância do movimento associativo/recreativo e realizar-se-á dia 15 de Junho às 18 horas, na SOIR Joaquim António d’Aguiar. Contará com a participação de Maria Ana Bernardo (Universidade de Évora), António Justo e João Bilou (SOIR J.A.A.), José Manuel Varge (Sociedade Dramática de Évora), e Casimiro Amado (Sociedade Harmonia Eborense).

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *