Seixal, Sociedade

Projecto EcoFamílias ensina e ajuda a reduzir consumos energéticos – Seixal

Até ao final do mês de Março, estão abertas as inscrições para o projecto EcoFamílias, iniciativa que avalia e ajuda a reduzir os consumos energéticos das famílias residentes no Seixal, quer pela alteração de hábitos de utilização dos equipamentos, quer pela substituição de equipamentos por outros energeticamente mais eficientes.

Durante o projecto é feito um acompanhamento dos hábitos de consumo das famílias, com medições e caracterização dos consumos energéticos e, no final, é feita a avaliação dos resultados, baseada em novas medições, que permitem verificar o grau de cumprimento das recomendações feitas ao longo do processo e quantificar as poupanças associadas às mesmas.

O EcoFamílias é promovido em parceria com a AMESEIXAL – Agência Municipal de Energia do Seixal.
Descrição do Projecto
O projecto EcoFamílias tem como principal objectivo avaliar o consumo energético das famílias residentes no concelho e o respectivo potencial de redução do mesmo, quer pela alteração de hábitos de utilização dos equipamentos, quer pela substituição de equipamentos por outros energeticamente mais eficientes.
Durante o projecto é feito um acompanhamento dos hábitos de consumo das famílias, com medições e caracterização dos consumos energéticos que permitem a elaboração de um diagnóstico. Após esta fase, é avaliado o potencial de redução do consumo energético da Eco-Família.
As primeiras recomendações para a poupança são entregues às famílias durante a segunda visita técnica. Finalmente, é feita a avaliação final dos resultados, baseada em novas medições dos consumos, que permitem verificar o grau de cumprimento das recomendações e quantificar as poupanças associadas às mesmas.
As inscrições para a edição de 2011 já estão a decorrer, até ao final do mês de Março, nos Serviços On-line, no site da Autarquia.
Edições anteriores
Em 2010, o EcoFamílias acompanhou 16 famílias residentes no concelho do Seixal, com o objectivo de avaliar os consumos de energia, água e gás, no sector doméstico.
Através da implementação de medidas, em conjunto com as famílias, foram alterados alguns comportamentos e, consequentemente, diminuíram os consumos energéticos, aumentando a eficiência de utilização dos diferentes equipamentos.
A edição de 2010 decorreu entre Março e Junho, tendo sido realizadas três visitas técnicas a cada família participante. Os relatórios elaborados permitiram concluir que se podem atingir reduções significativas do consumo dos diversos recursos através de pequenas alterações de comportamento, sem alterar o conforto das famílias.
A colocação de vidros duplos nas janelas, a opção pela tarifa bi-horária, a optimização da potência contratada e a substituição de lâmpadas incandescentes e de halogéneo por lâmpadas fluorescentes ou outras de poupança de energia são alguns dos comportamentos que podem representar benefícios energéticos e económicos.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *