Entroncamento, Sociedade

Município do Entroncamento adere ao Projecto “Cidades Amigas das Pessoas Idosas

O Município do Entroncamento é uma das instituições aderentes ao Projecto “cIDADES” e neste contexto participou no workshop do Projecto, que decorreu em Peniche, nos dias 13 e 14 de Janeiro de 2010.

O Projecto, que teve início em Junho de 2010, irá envolver mais de 150 municípios, tendo aderido, até à data, 84 Câmaras Municipais, 14 Instituições do ensino superior e dezenas de outras organizações que trabalham directamente com a população idosa.

O Projecto “cIDADES” foi criado em torno do conceito “Cidades Amigas das Pessoas Idosas”, concebido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), visa identificar os aspectos positivos e os obstáculos referentes a oito áreas estratégicas:

1. Prédios públicos e espaços abertos;
2. Transporte;
3. Habitação;
4. Participação social;
5. Respeito e inclusão social;
6. Participação cívica e emprego;
7. Comunicação e informação;
8. Apoio comunitário e serviços de saúde.

Neste contexto, o Município do Entroncamento, empenhado em melhorar as condições aos seus Munícipes, em particular aos mais velhos, convida todas as pessoas com mais de 55 anos a responder aos questionários, que visam “identificar as barreiras e os aspectos positivos que o Município oferece. Queremos, no futuro próximo ir ao encontro dos interesses efectivos das pessoas mais idosas. É nossa intenção elaborar um Plano Gerontológico, a partir deste diagnóstico inicial.

Os Serviços de Apoio Social do Município irão coordenar a implementação do Projecto “cIDADES”, convidando, assim, todas as pessoas com mais de 55 anos de idade, a empenharem-se na melhoria do espaço onde vivem. Nesse sentido, solicitamos ainda a colaboração de todas as instituições que actuem na área do envelhecimento, ou instituições sociais dirigidas à população com mais de 55 anos, para a realização dos respectivos inquéritos.

Em Portugal, o Projecto cIDADES, é promovido pela Associação VIDA, é co-financiado pela Direcção Geral da Saúde e pela Fundação Calouste Gulbenkian e irá decorrer até Dezembro de 2011.

Para mais informações poderá contactar os Serviços de Acção Social do Município através do telefone: 249 720 140 ou por e-mail: ssociais@cm-entroncamento.pt, poderá ainda consultar o site do Projecto na internet em: www.projectotio.net/cidades

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *