Cultura, Póvoa de Varzim

Amorim dedicou tarde ao seu padroeiro – P. Varzim

No passado domingo, 6 de Março, o Museu Municipal recebeu a visita de um numeroso grupo de pessoas de Amorim que quiseram conhecer a história de São Tiago.

“Uma tarde no museu. Venha conhecer o padroeiro de Amorim e os seus Caminhos.” Esta foi a designação dada à iniciativa organizada pelo Museu Municipal da Póvoa de Varzim conjuntamente com a Paróquia de S. Tiago de Amorim. A tarde começou com um momento cultural da responsabilidade do Coro Manuel Giesteira, de Amorim, ao qual se seguiu uma palestra sobre S. Tiago de Amorim e os Caminhos de Santiago de Compostela proferida por Deolinda Carneiro e José Flores, do Museu Municipal.

Uma visita guiada à exposição “O culto a Santiago no Arcipestre de Vila do Conde e Póvoa de Varzim” e aos diferentes espaços do Museu pôs fim às actividades.

Recorde-se que esta exposição foi inaugurada a 27 de Novembro de 2010, como forma de celebrar o Ano Jubileu. Sempre que o dia 25 de Julho coincide com um domingo, Santiago de Compostela, local onde se encontram os restos mortais do apóstolo, celebra o Jubileu, que convida à peregrinação de visitantes vindos de vários pontos na Europa até à Catedral da cidade. Tendo em conta que S. Pedro de Rates faz parte do “caminho português” e que a fé dos pescadores da comunidade local em Santiago sempre foi fortíssima, o Museu Municipal reuniu um conjunto de peças, algumas oriundas de freguesias dos dois concelhos e outras que fazem parte do seu próprio acervo, que comemoram o Ano Jubileu. Uma das obras que fazem parte da mostra encontrava-se bastante deteriorada por repintes, vernizes e danos na superfície e no suporte. O Grupo dos Amigos do Museu (GAM) financiou o restauro do quadro durante séculos esteve guardado na Capela de S. Roque, conhecida popularmente por S. Tiago.

 

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *