Ourique, Sociedade

Ourique afirma-se como Capital do Porco Alentejano

A afirmação de Ourique como Capital do Porco Alentejano é considerada um pilar estratégico fundamental para o desenvolvimento da região e dos sectores de económico e ambiental, dependentes do porco de raça alentejana.

Com o objectivo de valorizar as potencialidades, a excelência e a qualidade dos produtos derivados do porco alentejano a Associação de Criadores de Porco Alentejano (ACPA) e a Câmara Municipal de Ourique candidataram a fundos comunitários um projecto de promoção destes produtos e das actividades associadas.

Com este projecto, co-financiado pelo QREN, FEDER – Programa Operacional INALENTEJO, no valor de 103 mil euros, estão criadas as condições de promoção nacional e internacional dos produtos derivados do porco alentejano, a partir de um conceito de exclusividade e de qualidade.

O projecto em execução prevê um conjunto de acções de promoção, entre as quais se destacam a realização da FEIRA DO PORCO ALENTEJANO | V JORNADAS GASTRONÓMICAS SABORES DO PORCO ALENTEJANO, participações em eventos nacionais e internacionais (Ovibeja; BTL 2012 e Congresso Mundial do Presunto, Galiza 2011), bem como outras actividades de promoção e de envolvimento transversais como é o caso do Encontro de Produtores a realizar em Maio 2011, a instalação de marcos territoriais e de materiais promocionais de apoio e dinamização dos restaurantes do Concelho de Ourique.

Destacam-se ainda a publicação de um roteiro gastronómico e diferentes acções de formação e de qualificação que visam o conhecimento e a divulgação das potencialidades do sector.

Esta estratégia complementa o plano de acção entretanto desenvolvido pelo Município de Ourique e pela ACPA, que assenta na protecção e valorização do montado e das actividades económicas do mundo rural.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

1 comentário

  1. Parabéns aos autarcas de Ourique, pela defesa do que é vosso, no entanto sugeria que a feira do orco Preto se desloca-se para Garvão, visto ser aqui a industria impulcionadora do evento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *