Cultura, Gondomar

Exposição de Domingos de Viterbo no Auditório Municipal – Gondomar

O artista plástico Domingos de Viterbo proporciona, no Auditório Municipal de Gondomar, uma exposição que é, em paralelo, um trajecto pelos sentimentos. Tudo começa na dor, passando pelo prazer e, já no final, terminando em reflexão.

Foi esta a lógica que Domingos de Viterbo definiu para a apresentação de cerca de uma centena de máscaras (feitas em cerâmica). Mas, para além das faces que retratam a dor, o prazer e a reflexão, Domingos de Viterbo também apresenta mais uma dezena de conjuntos onde, para além da cerâmica, também aplica outras técnicas artísticas.

A inauguração desta exposição de cerâmica aconteceu no dia 5 de Março. A exposição, que conta com o apoio do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Gondomar, estará patente ao público até ao dia 26 de Março. A abertura contou com as presenças, entre outros do Vereador do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Gondomar, Fernando Paulo, do Presidente da Junta de Freguesia de S. Cosme, José Macedo, e, ainda, de Albertino Valadares, responsável pela Associação Artística de Gondomar.

Depois de, com os convidados, realizar a já referida “viagem” pelos sentimentos, Domingos de Viterbo ouviu, do Vereador da Cultura da Câmara, relevantes elogios: “Fiquei agradavelmente surpreendido com a qualidade desta exposição e, principalmente, com a constatação das apostas de Domingos de Viterbo em novos estilos e técnicas”, realçou Fernando Paulo. O responsável camarário referiria, ainda, a propósito dos trabalhos, que “transbordam criatividade e imaginação”.

Domingos de Viterbo frequentou a Escola de Artes Dr. Barral Filipe. Concluiu os cursos de Desenho Técnico de Máquinas, Design de Ourivesaria e, também, Fotografia. Pintura, escultura, azulejaria, cerâmica e vitrofusão foram, adicionalmente, outras áreas de formação.

Tem já uma vasta obra na área da pintura e da cerâmica, expondo frequentemente desde 1986 (quer individual, quer colectivamente). É membro da Sociedade Nacional de Belas Artes, da Cooperativa Árvore e da Associação Artística de Gondomar.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *