Cultura, Portimão

Casa Manuel Teixeira Gomes é pólo de cultura no centro de Portimão

Património municipal, a Casa Manuel Teixeira Gomes é um espaço de cultura e de convívio na em pleno centro da cidade de Portimão, apresentando ao longo de todo o ano um diversificado leque de propostas para todos os gostos.

Construção de traça simples, trata-se de um edifício oitocentista discreto, de um piso e planta rectangular e telhado de duas águas, características típicas da arquitectura do sul que, depois das recentes obras de recuperação e requalificação, desempenha um papel interventivo junto da comunidade local, abrindo as suas portas a variadas iniciativas artísticas e culturais.

São disso exemplo as “Quintas Culturais”, apresentações quinzenais que se realizam às quintas-feiras (entre 15 de Setembro e 15 de Junho às 19h00 e de 16 de Junho a 14 de Setembro às 22h00), as quais sugerem um encontro com a cultura depois do trabalho, desde a música popular ou clássica ao fado, não esquecendo a poesia, num ambiente familiar e intimista.

Assim vai suceder no dia 10 de Março, às 19h00, com um recital de música e poesia evocativo do 181º aniversário do nascimento de João de Deus, no qual participará  o cantor e instrumentista Eduardo Ramos.

No dia 12 de Março, a partir das 18h00, tem lugar mais um encontro “À Conversa”, onde em ambiente de tertúlia se falará da “Arquitectura das Fachadas de Portimão”, abordando as suas características e o reflexo da sua importância no contexto social, económico, cultural e turístico de Portimão.

Estes encontros, que se realizam num dos primeiros sábados de cada mês, exploram os mais diversos assuntos, desde a toponímia às profissões antigas ou à  gastronomia tradicional, sempre em torno de temas do interesse geral, promovendo a tradição da partilha de histórias e experiências de vida, à semelhança das habituais tertúlias que marcaram a vida de Teixeira Gomes em Portimão, e que geralmente decorriam na Farmácia Dias, onde se encontrava com os seus amigos.

Para além disso, realizam-se regularmente ateliês e workshops, sendo a Casa muito solicitada pelas escolas da região para visitas pedagógicas.

A Casa Manuel Teixeira Gomes dedica uma sala aos artistas locais, onde podem expor as suas artes, da pintura à fotografia, passando pelo teatro, apresentando assim à comunidade o que de melhor se faz em Portimão.

Disponibiliza ainda visitas guiadas a grupos, sob marcação, apoiando a descoberta do espaço e a interpretação da vida e da obra de Manuel Teixeira Gomes.

Provida dos equipamentos necessários à concretização de eventos culturais, formações, exposições e outras actividades, é um espaço que visa acolher da melhor forma quem a visita, sendo igualmente um pólo de informação não só no que respeita à vida e obra do seu antigo proprietário mas também sobre o património do município.

Destaque para o Fundo Bibliográfico Manuel Teixeira Gomes, constituído por parte da biblioteca particular do Escritor Presidente, cujas obras poderão ser consultadas à segunda ou à quinta-feira, com o acompanhamento de uma técnica da Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes, e após marcação prévia.

A Sala de Viagens e Exílio homenageia a cidade escolhida por Teixeira Gomes para viver nos últimos dez anos de vida, destacando igualmente a sua faceta de viajante, ao passo que a Sala Multiusos é um espaço provido de equipamentos necessários à realização de concertos, exposições, apresentações e workshops.

De 15 de Setembro a 15 de Junho, a Casa Manuel Teixeira Gomes abre portas de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 18h30 e ao sábado, das 15h00 às 19h00, enquanto de 16 de Junho a 14 de Setembro pode ser visitada todos os dias úteis das 10h00 às 23h00 e aos fins-de-semana das 16h00 às 23h00.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *