Arouca, Sociedade

Regeneração urbana avança em Arouca

Foi formalmente adjudicada a primeira intervenção da Regeneração Urbana do Centro Histórico de Arouca (Polis XXI). A Travessa da Ribeira e a Zona H7 (espaço interior entre a Av. 25 de Abril e a Alameda D. Domingos de Pinho Brandão) serão as primeiras áreas a intervencionar, num investimento de cerca de 108 mil euros, com comparticipação de 70%. O prazo de execução previsto é de seis meses, após o início da obra.

 

O projecto de Regeneração Urbana (Polis XXI) contempla o reordenamento do estacionamento e o alargamento dos passeios na Avenida 25 de Abril, a criação de um anfiteatro ao ar livre na  Praça Brandão de Vasconcelos, a recolocação do antigo portão do Terreiro de Santa Mafalda e a vedação deste espaço ao trânsito automóvel, o prolongamento do Parque Municipal para sul (com criação de um espaço de estacionamento alternativo) e o reordenamento da Alameda D. Domingos de Pinho Brandão. O projecto inclui ainda, através de parcerias com a Real Irmandade Rainha Santa Mafalda e Direcção-Regional de Cultura do Norte, uma intervenção no rés-do-chão do Mosteiro de Arouca, para remodelação de todo o circuito de visitação, bem como a realização de acções de dinamização do centro histórico de Arouca, como a realização de concertos de música clássica no Mosteiro, colóquios e workshops no Museu Municipal.

 

O investimento total previsto ronda os 2.8 milhões de euros, comparticipados em 70% pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER). A candidatura Polis XXI resulta de uma parceria que envolve várias entidades (Câmara Municipal, Direcção-Regional de Cultura do Norte e Real Irmandade da Rainha Santa Mafalda), tendo sido a candidatura mais pontuada do conjunto de projectos em avaliação pela CCDR-N. Trata-se de uma candidatura global, que procura integrar um vasto conjunto de aspectos, aliando a intervenção urbanística às acções imateriais de dinamização dos espaços.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *