Porto de Mós, Sociedade

Democracia Participativa abordada em Workshop promovido pela Rede Social de Porto de Mós

A Rede Social de Porto de Mós promoveu, no passado dia 1 de Março, um workshop sobre Democracia Participativa – Plano B. A actividade teve como objectivo o desenvolvimento de competências cognitivas, técnicas e sociais e foi aberta, principalmente, aos parceiros sociais da Rede Social mas também a toda a comunidade.

O Plano B é um jogo formativo baseado nos jogos de tabuleiro, focado na transmissão de informações, enquadrado numa abordagem de educação não formal, que relaciona o conhecimento com emoções e atitudes, proporcionando um exercício colectivo sobre o comportamento dos intervenientes em processos de planeamento e ordenamento do território.

Jo Claeys foi o formador que acompanhou o grupo durante toda a simulação. Depois de terminar a sua formação académica em ‘Social Cultural Work’. Jo Claeys trabalhou em diversas entidades que realizaram trabalho na área da inclusão social, nomeadamente de jovens desfavorecidos, promovendo o jogo como principal ferramenta pedagógica. Em 1997, combinando estas duas experiências, optou por trabalhar como formador freelancer, desenvolvendo, ao longo dos anos, várias actividades no âmbito da educação não formal, na qual este workshop se insere, tendo já trabalhado em organizações tais como o Concelho de Europa, a União Europeia e Redes Internacionais.

Quanto aos participantes da actividade, as opiniões foram unânimes no que diz respeito ao interesse pelo tema e na pertinência da forma como a simulação ou jogo é desenvolvido.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *