Cultura, Lousã

Biblioteca municipal da Lousã: novas iniciativas em 2011

Depois de ter alargado o seu horário, integrado recursos informáticos e diversificado as actividades culturais, a Biblioteca Municipal da Lousã investe agora em programas para crianças e jovens, expandindo o lote de actividades que oferece aos munícipes da Lousã.

 

Na biblioteca municipal, além da habitual “Hora do Conto” destinada a crianças do 1.º Ciclo, para além do mais recente projecto – “A Familia a Ler+” – ou outros já implementados, iniciam-se agora dois novos: a “Roda de Leitura”, onde os leitores autónomos vão partilhar leituras e reflexões; o “Conhece a Biblioteca!”, em que os jovens podem descobrir a organização e o funcionamento da Biblioteca Municipal. De salientar que o espaço destinado aos mais novos foi recentemente reformulado, para permitir destacar regularmente um “Autor do Mês” e facilitar a oferta de eventos, como a “Festa do Pijama” (27 de Maio de 2011) ou o “Dia Mundial das Bibliotecas” (1 de Julho de 2011).

 

Mas a Biblioteca Municipal está também “Fora de Portas” com dois novos projectos. Um deles é dinamizado pela contadora de histórias da Biblioteca, que irá levar “Contos de Aconchego” aos mais pequeninos. O outro, mais alargado, estende-se aos Centros de Dia, à Santa Casa da Misericórdia, à ARCIL e à EB n.º 2 da Lousã, levando livros, filmes e música para partilhar entre crianças e seniores.

 

Para o Vereador da Cultura, Hélder Bruno Martins, “o programa da Biblioteca Municipal é pertinente, urgente e decorre da estratégia definida pela Câmara Municipal da Lousã para a promoção do desenvolvimento humano.” O Vereador, que acumula também o pelouro da Educação, considera ainda que o programa rentabiliza os recursos humanos e bibliográficos da biblioteca pública e das bibliotecas escolares, indo ao encontro do grande objectivo da Rede de Bibliotecas da Lousã: “elevar os níveis de literacia e potenciar o Conhecimento da população do Concelho”.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *