Marinha Grande, Sociedade

Marinha Grande comemora 23 anos como cidade

No próximo dia 11 de Março, a Marinha Grande e os municípios geminados do Fundão, Montemor-o-Novo e Vila Real de Santo António, comemoram o 23º aniversário da sua elevação a cidade.

As cidades unidas pela sua ascensão no mesmo dia (11 de Março de 1988), celebram o acontecimento de forma rotativa. Este ano, Marinha Grande é a anfitriã. As comemorações decorrem nos dias 10 e 11 de Março e têm como tema “Bicharada, Ervas e Companhia” e inserem-se também no âmbito do Ano Internacional das Florestas 2011.

O programa envolve o Secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural, autarcas, entidades e alunos do 1º ciclo que integram o projecto educativo “À Descoberta das 4 Cidades”, de cada um dos concelhos.

Este ano, em representação do concelho da Marinha Grande participam no projecto as Escolas EB1 de Praia da Vieira e João Beare, envolvendo mais de meia centena de crianças. No total das quatro cidades, o Projecto “À Descoberta das 4 Cidades” envolve cerca de duas centenas de alunos.

O programa das comemorações é o seguinte:

Programa

10 de Março de 2011

17h00

| Salão Nobre da Câmara Municipal da Marinha Grande

Sessão Solene para assinatura de protocolos entre a Câmara Municipal e a Autoridade Florestal Nacional, com a presença de Sua Exa, o Sr. Secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural, Dr. Rui Barreiro

18h00

| Galeria Municipal da Marinha Grande

Inauguração da Exposição “Factos e Personalidades do Pinhal de Leiria”, no âmbito das Comemorações do Ano Internacional das Florestas.

11 de Março de 2011

10h30

| Praça Guilherme Stephens

Entoação do Hino de Portugal

Hastear de bandeiras dos Municípios

Actuação do grupo de percussão Tocándar

12h00

| Cerimónia oficial evocativa da data, no Salão Nobre da Câmara Municipal da Marinha Grande, com a presença dos representantes dos Municípios e convidados

“À Descoberta das 4 Cidades”

O projecto “À Descoberta das 4 Cidades”, dirigido a alunos do 1º ciclo do ensino básico, contribui para dar a conhecer melhor as regiões de cada concelho, a nível geográfico, social, cultural e económico; melhorar a formação cívica de todos os participantes e promover a cooperação entre os quatro municípios.

Este projecto incentiva também a participação da restante comunidade, que tem descoberto os valores comuns a cada município e as suas particularidades, promovendo com esta experiência a harmonia entre eles.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *