Sociedade, Torres Vedras

Jantares-Colóquio regressam em 2011 – Torres Vedras

As Sopas de Pedra, conjunto de jantares-colóquio, têm a sua 5.ª edição subordinada ao tema “O Moinho” e decorrerão entre 11 e 25 de Março, à sexta-feira.

A primeira sessão decorrerá já no próximo dia 11 de Março, pelas 20h00, no Claustro do Convento da Graça e o tema “Os moinhos medievais de Torres Vedras” será abordado por Ana Maria Rodrigues (Centro de História da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa), a convidada da noite.

Há séculos que os moinhos se erguem como torres sobre o mundo, testemunhando silêncios petrificados do passado vivo de outrora. Rolos de pedra branca ou morena bebem dos sopros dos ventos ou das correntes das águas transformando o cereal em pão, milenarmente, na procura de saciar as bocas esfomeadas. Hoje, são técnica, indústria, ciência ou lembrança de outros tempos… na 5.ª edição de Sopas de Pedra, onde à mesa se erguerão de novo, a par da sopa, do pão e do vinho. Tudo é história!

Na Idade Média, a alimentação quotidiana da grande maioria da população baseava-se nos cereais, e em particular no pão. Daí a necessidade, para cada povoação de dimensões razoáveis, de ter moendas em número suficiente para abastecer em farinha os lares e os profissionais da panificação. Nesta primeira sessão de 2011 vamos percorrer os diferentes tipos de moendas existentes em Torres Vedras e no seu termo rural, e saber quem os possui, como laboravam, e de que forma marcavam a paisagem e a vida rural.

A promoção da investigação, da formação e da informação sobre a história e identidade locais, bem como a valorização do património edificado são os principais objectivos da realização desta iniciativa que consiste num jantar-colóquio onde, para além de serem servidas sopas, são dados a conhecer alguns monumentos do concelho através de um breve colóquio, de uma comunicação informal, feita por um convidado.

As Sopas de Pedra terão continuidade estando já agendadas as seguintes sessões:

18 Março » Sexta» 20h00

“A construção do moinho na Idade Média”

Convidado: Pedro Gomes Barbosa (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa)

Local: Claustro do Convento da Graça» Torres Vedras

25 Março» Sexta» 20h00

“O pão na Idade Média na região de Torres Vedras”

Convidado: Carlos Guardado da Silva (Câmara Municipal de Torres Vedras e Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa)

Local: Claustro do Convento da Graça» Torres Vedras

Ainda este ano os Chás de Pedra terão continuidade durante o mês de Julho, estando marcadas as seguintes acções:

1 Julho» Sexta» 21h30

“O moinho: uma abordagem tipológica”

Convidado: Jorge Martins (Câmara Municipal de Torres Vedras)

Local: Azenha de Santa Cruz» Santa Cruz

8 Julho» Sexta» 21h30

“Os moinhos em Torres Vedras – propostas de valorização”

Convidado: Ezequiel Duarte (Câmara Municipal de Torres Vedras)

Local: Azenha de Santa Cruz» Santa Cruz

15 Julho» Sexta» 21h30

“A Azenha de Santa Cruz”

Convidada: Maria dos Anjos Luís (Agrupamento de Escolas D. Lourenço Vicente da Lourinhã)

Local: Azenha de Santa Cruz» Santa Cruz

As Sopas de Pedra são uma organização do Arquivo Municipal e do Museu Municipal Leonel Trindade, destinam-se a toda a família e o preço de cada jantar-colóquio é de € 10. A sua inscrição pode ser realizada pelo telefone 261 320 736 ou pelo e-mail arquivo@cm-tvedras.pt.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *