Sociedade, Vila do Bispo

Centro Cultural recebeu palestra para debater a “Culinária Japonesa e Hábitos Alimentares no Japão” em Vila do Bispo

Realizou-se, ontem, dia 2 de Março, no Auditório do Centro Cultural de Vila do Bispo uma palestra intitulada “Culinária Japonesa e os Hábitos Alimentares no Japão, – influência portuguesa na gastronomia japonesa”.

O orador, o Ministro da Embaixada do Japão, Sr. Tatsuo Arai começou por contar a história da alimentação japonesa, fazendo referência à introdução de determinados alimentos ao longo dos séculos naquele país do Oriente, como o arroz, o Sushi, os produtos de soja, entre outros.

Seguidamente falou das características da comida, salientando que é muito importante para os japoneses que esta seja atrativa. A beleza, a combinação das cores de acordo com as quatro estações do ano, o cozinhar de maneira simples, a utilização de água de qualidade e que possua um sabor UMAMI (que significa fonte de delícia) são algumas das características que devem estar sempre presentes nos pratos confeccionados pelos japoneses.

Depois abordou-se a culinária formal, os pratos típicos e forma como estes são servidos, já que uma refeição japonesa é composta por uma série de pratos. Trata-se do Kaiseki que consiste em vários pratos com diversas porções servidos em restaurantes.

Abordou-se ainda a influência portuguesa na gastronomia japonesa, nomeadamente os pratos confeccionados naquele pais como a tempura (peixinhos da horta), namban-zuke (escabeche), kasutera (pão-de-ló).

Esta iniciativa, organizada pela embaixada do Japão, que contou com o apoio da Câmara Municipal de Vila do Bispo, teve como objectivo sensibilizar todos os presentes para como escolher a comida quando se dirigirem aos restaurantes japoneses.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *