Gondomar, Sociedade

STCP: Autocarros de dois pisos de regresso a Gondomar

A Sociedade de Transportes Colectivos do Porto (STCP) reintroduziu, a partir de dia 28 de Fevereiro, os autocarros de dois pisos. E o trajecto Bolhão-Gondomar (Linha 800) foi um dos privilegiados.

Antes disso, e como forma de “recordar” as antigas viaturas de dois pisos, a STCP proporcionou, no dia 26 de Fevereiro, a designada “Duplex Tour”. Uma viagem que, em Gondomar, teve partida junto da Câmara Municipal.

A lei atrasou-os mais de um ano… Eram demasiado altos, mas essa questão foi ultrapassada e os autocarros de dois pisos estão de regresso. Depois de uma época de glória (entre 1960 e 1990), os novos autocarros de dois pisos da Sociedade de Transportes Colectivos do Porto (STCP) começaram a efectuar percursos no último dia de Fevereiro.

Os 15 novos autocarros de duplo piso entram ao serviço nas linhas 800, 702 e 200 da STCP. A Linha 800 efectua, como é do conhecimento público, o percurso Bolhão-Gondomar. Cada novo autocarro “MAN” custou 395 mil euros. A viatura tem 91 lugares sentados e mede 4,06 metros de altura.

Estas viagens serão, também, um “regresso ao passado”… Convém recordar que, até à década de 90, era normal verem-se, no Porto, inúmeras viaturas “Leyland” de dois pisos…

Esta nova frota representa uma aposta no conforto, na qualidade e no ambiente, indica a STCP. Antes de ficarem afectos às linhas a que se destinam, a STCP proporcionou a oportunidade dos clientes conhecerem e viajarem nestes novos autocarros – e, também, de revisitarem uma das antigas viaturas de dois pisos. Para isso, a Sociedade de Transportes Colectivos do Porto realizou o “Duplex Tour”, um desfile com os 15 novos autocarros e um dos autocarros antigos.  Os novos equipamentos da STCP diferem dos restantes pelo piso rebaixado e pela rampa automática para cadeira de rodas. Além de respeitarem o meio ambiente, são mais espaçosos, tendo capacidade para 126 passageiros.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

2 comentários

  1. E para S:P.da cova é sempre a mesma miséria.´so mandam autocarros velhos e podres a chover lá dentro.Lembre-se que foi S.P.da Cova que deu origem a vinda da STCP para Gondomar,ma is própriamente S.P.da Cova em virtude das minas de carvão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *