Póvoa de Varzim, Sociedade

Censos 2011 – Colabore! – P. Varzim

A partir do dia 7 Março, segunda-feira, até 20, terá lugar o início das operações censitárias com a distribuição da documentação aos cidadãos pelos recenseadores devidamente credenciados.
Esta será a primeira fase dos trabalhos de campo dos Censos 2011 que decorrem no período de 7 de Março a 24 de Abril, alargado, se necessário, para o controlo de qualidade.
O Censos 2011 é realizado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), com o apoio das Câmaras Municipais e das Juntas de Freguesia, com o objectivo de recensear todos os cidadãos e famílias residentes, ou apenas presentes, no território português, independentemente da sua nacionalidade, bem como todos os alojamentos e edifícios destinados à habitação.
A recolha de dados decorre simultaneamente em todo o território nacional e a resposta é obrigatória por Lei.
Os recenseadores estarão visivelmente identificados e prestarão todos os esclarecimentos, e eventual apoio, necessários ao preenchimento dos questionários.
Os dados individuais recolhidos destinam-se apenas a fins estatísticos, são confidenciais e estão sujeitos a segredo estatístico, pelo que não podem ser divulgados. Todos os profissionais envolvidos na execução dos Censos estão obrigados, por Lei, ao dever de sigilo, podendo, em caso de infracção (nunca ocorrida) ser processados civil e criminalmente.
As respostas aos Censos 2011 devem ser dadas em Março/Abril, tendo por referência o dia 21 de Março (“momento censitário”).
Pela primeira vez, em Portugal, a resposta aos questionários pode ser dada pela Internet e não apenas através do tradicional preenchimento em papel.
A resposta aos Censos é, simultaneamente, um direito e um dever de cidadania.
A Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, através do seu portal, www.cm-pvarzim.pt, coloca à disposição da população informação sobre os Censos 2011.
Mais esclarecimentos em www.censos2011.ine.pt

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *