Évora, Sociedade

Carnaval em Évora com muitas iniciativas e animação

A Câmara Municipal de Évora promove na próxima semana, com o ponto alto no dia 5 de Março, um conjunto de iniciativas para assinalar o Carnaval, aliando a tradição à modernidade, através da celebração de dois momentos específicos: o Carnaval Tradicional e o Carnaval Jovem, este último integrado nas comemorações do Mês da Juventude. De assinalar também a realização do Concurso de Mascarados e do Concurso para Rei e Rainha do Carnaval Eborense 2011, além das famosas Brincas de Carnaval, uma tradição de significativo apreço e com largos anos na região.

Deste modo, a população pode apreciar já no dia 5, no âmbito do Carnaval Tradicional, na Praça do Giraldo, o espectáculo marcado para as 15 horas com o  Grupo de Brincas de Carnaval do Rancho Folclórico Flor do Alto Alentejo, estando agendado para as 16 horas o Concurso de Máscaras para Crianças e Jovens e, para as 17 horas, o Teatro de Marionetas “Era Uma Vez…” 
 
Haverá também Animação de Rua, com Pinturas Faciais de Carnaval; Tereres; Penteados Malucos; Pulseiras de Trapilho; Homem de Andas; Palhaços; Malabaristas; Cuspidores de Fogo, Magia, Modelagem de Balões. 
 
O Carnaval Jovem, também tem lugar no dia 5, na Arena de Évora, iniciando-se às 21:30 horas, com um Desfile de Moda Carnavalesca que apresentará manequins do Centro Carpe Diem  e a voz da Cantora Angie. Pelas 22 horas actua o artista Jose Mendes com o grupo Mobys Dance, seguindo-se pelas 23 horas a Eleição da Rainha e do Rei do Carnaval Eborense. A animação prossegue com o Dj Moreno até de madrugada.

 
As Brincas de Carnaval estarão em grande actividade de 5 a 8 de Março, em vários locais do concelho, com o seguinte programa: o Grupo de Brincas de Carnaval da Casa do Povo dos Canaviais, com o Fundamento: “A Quinta assaltada” (da autoria de Raimundo José Lopes) está no dia 5, pelas 14:30 horas em S. Brás do Regedouro e às 16:30 horas, em Valverde (Café Mónica). No domingo, dia 6, visita pelas 10:30 horas, N.ª S.ª de Machede; às 14:30 horas, o Bairro de Almeirim (Café 2003) e às 16:30 horas, os Canaviais (Casa do Povo). No dia 7, irá pelas 11 horas à Praça do Sertório (Câmara Municipal de Évora), pelas 14:30 horas ao Convento do Espinheiro (Hotel) e pelas 16:30 horas aos Canaviais (Café O Apressado). Terça-feira, 8, o espectáculo tem lugar pelas 10:30 horas em Guadalupe; pelas 14:30 horas no Louredo (Café Celso) e às 16:30 horas nos Canaviais (Junta de Freguesia). 
 
O Grupo de Brincas de Carnaval  do Rancho Folclórico “Flor do Alto Alentejo”, com o Fundamento: “As Encantadas” (da autoria de Raimundo José Lopes), actua no dia 5, pelas 9:30 horas, na Praça 1.º de Maio (Mercado Municipal); às 11 horas, na Sociedade Recreativa e Dramática Eborense; visitando pelas 15 horas a  Praça do Giraldo e seguindo depois para o Bairro de Almeirim (Restaurante Galhano), onde actua às 16:30 horas e às 23:30 horas, na Barraca de Pau (no Baile do Pavilhão Multiusos). Dia 6, domingo, a animação marcará presença pelas 9:30 horas, em Nossa Senhora de Machede; às 11 horas, na Malagueira (Junta de Freguesia); às 15 horas no Bairro de Frei Aleixo (Café Restaurante O Rijo); e às 19 horas, na Graça do Divor (Salão de Festas). O dia 7 está reservado às 11 horas para a actuação na Horta das Figueiras (Café Restaurante O Parque); às 15 horas, na Praça do Sertório (Câmara Municipal de Évora) e às 21 horas, em Torre de Coelheiros (Casa do Povo). Na terça-feira, dia 8, pelas 9:30 horas, o palco dos festejos é o Bairro de Almeirim (Café 2003); pelas 11 horas, as Brincas vão ao Bairro das Espadas (Café Chia); às 15 horas a Valverde (Café Mónica) e às 17:30 horas mostram o seu talento em S. Sebastião da Giesteira. 
 
O PIM TEATRO brinca ao Carnaval com “Anjos do deserto” – Projecto de reconceptualização das Brincas de Carnaval, no dia 6, pelas 15 horas, em Guadalupe; e no dia 8, a partir das 15:30 horas, na Praça do Giraldo.  

Rei e da Rainha do Carnaval Eborense 2011 

O concurso de mascarados “Rei e da Rainha do Carnaval Eborense 2011” realizar-se-á dia 5 de Março (Sábado), na Arena de Évora, a partir das 21:30 horas, e tem como objectivo valorizar e preservar as tradições carnavalescas, incentivar a criatividade, a imaginação e o espírito desta quadra festiva. Cada participante deverá ter idade igual ou superior a 14 anos.  

As fichas de inscrição estão disponíveis em www.cm-evora.pt ou Espaço Municipal da Juventude, J@evora, Rua do Menino Jesus e terão de ser entregues ou enviadas até dia 3 de Março às 17 horas, para a Câmara Municipal de Évora, Pátio do Salema, Edifício São Pedro, 7000 Évora ou então para palavraj@cm-evora.pt. Excepcionalmente poderão inscrever-se no próprio dia do concurso até às 21horas. Após a inscrição os concorrentes receberão um número que os identificará no concurso. Ao Rei e da Rainha do Carnaval 2011 serão atribuídos vários prémios. 

Concurso de Mascarados 

O concurso de mascarados realizar-se-á no dia 5, na Praça do Giraldo, a partir das 15:30 horas. (Se as condições meteorológicas não o permitirem terá lugar na Arena de Évora), tendo como objectivo valorizar e preservar as tradições carnavalescas, incentivar a criatividade, a imaginação e o espírito desta quadra festiva. Cada participante deverá ser criança ou jovem até aos 14 anos. 

As fichas de inscrição estão disponíveis no mesmo sítio das referidas no concurso “Rei e da Rainha do Carnaval Eborense 2011”, até 3 de Março. Excepcionalmente poderão receber-se inscrições próprio dia do concurso entre as 14 e 15 horas, no local de realização do concurso. Após a inscrição os concorrentes receberão um número que os identificará. Serão atribuídos prémios aos três melhores participantes mascarados.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *