Cultura, Mação

Bebés recebem pacotes lietrários em Mação

A Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Mação e a Câmara Municipal de Mação entregaram, no passado fim-de-semana, pacotes literários a 33 bebés nascidos em 2010 e registados no Centro de Saúde de Mação.

Estes interessantes kit’s literários – constituídos por uma mochila, o livro ” O Coelho Branco”, de António Mota, e um guia para pais – foram entregues por Saldanha Rocha (Presidente da Câmara Municipal de Mação) e Vasco Estrela (Presidente da CPCJ de Mação), numa cerimónia realizada na Biblioteca Municipal de Mação.
Esta iniciativa conjunta, que conta com o apoio do Centro de Saúde de Mação, pretende promover a leitura, desde o berço, no Concelho de Mação e incentivar os pais a incutir e incluir hábitos de leitura no quotidiano das crianças. Uma acção que integra o projecto “Crescer a Ler” (da Associação de Profissionais de Educação de Infância, em parceria com o Plano Nacional de Leitura, o grupo Leya e o programa Bookstart, do Reino Unido) e que teve a sua génese no projecto “O Meu Brinquedo é um Livro” (criado em 2005).
Consciente da importância da leitura na vida da população, sobretudo da mais jovem, a Câmara Municipal aderiu a este projecto em 2006 e, desde então, foram já cerca de duas centenas as crianças Maçaenses a receber estes interessantes kits literários, que serão óptimos suportes para os primeiros contactos com o mundo da leitura e, ainda, para os pais na introdução do livro, desde tenra idade, no quotidiano dos seus filhos.
Saldanha Rocha apelou para que os pais incentivem as suas crianças a ler, criando hábitos de leitura, bem como promovendo visitas à Biblioteca e, na cerimónia, foi ainda referido por Vasco Estrela o papel importante desenvolvido pela CPCJ de Mação junto das crianças e jovens do Concelho.
A cerimónia de entrega dos pacotes literários contou com uma actividade para pais e filhos, levada a cabo por uma mediadora de leitura, e a sala foi decorada com frases de especialistas e educadores sobre o sentido e a importância da leitura, quando estimulada desde a infância.
A partir deste dia, cada um destes bebés tornou-se oficialmente “utente” da Biblioteca com a oferta de um Cartão de Leitor.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *